Vereador de Iracemápolis pede à Prefeitura lei para Política de Prevenção ao Suicídio

Vereador em Iracemápolis, Vitor Matheus Michel (PL) voltou a manifestar desejo de que a cidade institua a Política Municipal de Prevenção e Combate ao Suicídio e de Valorização da Vida. Anteriormente, o parlamentar tinha proposto um projeto de lei neste sentido, mas retirou. Desta vez, sugeriu que o Executivo apresente a proposta.

À Prefeitura de Iracemápolis, o vereador encaminhou a indicação sugerindo que a prefeita Nelita Michel (PL) apresente o projeto de lei neste sentido, inclusive anexou a minuta da proposta, que prevê a realização de ações que possam conscientizar sobre a gravidade de situações que podem levar ao suicídio.

Ele acredita que atividades como uma Semana Municipal de Prevenção do Suicídio e da Valorização da Vida, a ser instituída no mês de setembro, dentro do chamado “Setembro amarelo”, pode auxiliar nesse propósito. De acordo com ele, a Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que ocorrem quase 1 milhão de suicídios por ano. São cerca de 1 suicídio a cada 40 segundos.
O vereador enfatiza que o Brasil sempre está na lista dos países que mais pratica o suicídio no mundo. “Impactar o município com atividades e trabalhos de conscientização proporcionará a valorização da vida, e inserirá a cidade como participante das atividades de prevenção ao suicídio que acontecem no mundo”.
Depressão, esquizofrenia, isolamento social, dependência química e situações emocionais não esperadas, como o fim de um relacionamento, perda de um emprego, morte de um ente querido, condições clínicas incapacitantes, doenças incuráveis, lesões desfigurantes, são as causas que mais levam uma pessoa a se suicidar, informa o parlamentar.

E falar sobre saúde mental e psicológica, sobre o combate a dependência química, depressão, isolamento social, e defender a valorização da vida, para o vereador, é um caminho para garantir que a cidade lute contra o autoextermínio.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.