Vacinação da gripe alcança só 51,6% dos idosos em Limeira e preocupa Saúde

A vacinação da gripe segue disponível, em Limeira, para os grupos prioritários. A baixa adesão de idosos mantém o alerta da Secretaria de Saúde sobre a importância da imunização, ainda mais com a proximidade do inverno. Até o momento, a cobertura vacinal de idosos é de 51,6% em Limeira.

“Nossa preocupação é que as internações e os óbitos de idosos por influenza aumentem, por isso esse alerta para que eles se vacinem”, disse o assessor executivo da pasta, Alexandre Ferrari, em nota.

A expectativa é vacinar aproximadamente 51 mil idosos, mas até agora, cerca de 26,8 mil procuraram os locais de vacinação. “É um número preocupante, uma vez que, em anos anteriores, os idosos sempre foram exemplo na imunização contra a gripe. Nossa meta é atingir, pelo menos, 90% desses idosos o mais rápido possível”, explica Ferrari.

Secretário de Saúde, Vitor Santos lembra que o imunizante já contempla a nova variante da gripe, o que reforça a necessidade de se vacinar todos os anos. “Essa mutação pode trazer um quadro mais grave, em especial nos idosos. Por isso, independente de terem se vacinado no ano passado, é urgente que eles procurem se imunizar para evitarmos internações e até mesmo mortes pela gripe”, observa.

Segundo Alexandre Ferrari, não há necessidade de os idosos aguardarem um intervalo entre vacina da Covid-19 e a da gripe – a aplicação pode ser simultânea. Além dos idosos, o procedimento está disponível para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, estudantes que prestam assistência à saúde, gestantes, puérperas, professores e pessoas com comorbidades ou deficiência.

Fonte: Prefeitura de Limeira
Foto: Agência Brasil

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.