Região do Santa Adélia em Limeira tem 44 câmeras para inibir crimes

A região do Jardim Santa Adélia, que incluiu Village e Águas da Serra, tem 44 câmeras de monitoramento em atividade e que ajudam a combater a criminalidade. Moradores mantêm parceria com a Polícia Militar, por meio do programa Vizinhança Solidária, e auxiliam no compartilhamento de imagens para garantir a segurança naquela área.

Idealizador do projeto em 2018 juntamente com os moradores, o capitão Costa Pereira, que comanda a 5ª Cia. em Limeira, informou a própria população se conscientizou sobre a importância da integração. “Em 2018 fiz uma reunião com moradores dos três bairros. A partir daí, criamos um grupo para tratar de assuntos de zeladoria do bairro, com foco na segurança coletiva. Depois disso, conectamos alguns serviços públicos com a ajuda do setor de limpeza pública e, assim, aproximamos o problema com a solução. Em seguida, os moradores se conscientizaram, começaram a adquirir com recursos próprios as câmeras e instalaram em várias ruas, com internet e energia elétrica cedida pela própria população”, descreveu.

No último final de semana, o programa Vizinhança Solidária alcançou 44 câmeras instaladas naquela região. “Isso tem trazido maior tranquilidade aos moradores e aqueles que colaboraram possuem acesso a todas as câmeras”, completou Costa Pereira.

Além de poder monitorar o bairro, os moradores cedem à Polícia Militar imagens que auxiliam na identificação de autores de delitos. O próximo passo, conforme o capitão, é a instalação de um computador com internet na Cia. para que os próprios policiais tenham acesso em tempo real às imagens. “É um trabalho de pertencimento fortalecido pela sociedade e mantido por eles próprios”, finalizou.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.