Prefeitura de Limeira quer programa contra as drogas nas escolas de Limeira

A Prefeitura de Limeira pretende implantar no Município o programa “Educar Limeira”, que consiste no desenvolvimento de políticas e atividades, principalmente voltadas às crianças e aos adolescentes, sobre os males decorrentes do uso de drogas, lícitas ou não, e o combate à violência decorrente do uso dessas substâncias. A proposta precisa de aval da Câmara Municipal e, para isso, o Executivo protocolou nesta segunda-feira (5) o projeto de lei que cria o projeto.

A execução do “Educar Limeira” ficará a cargo da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil e os GCMs, nas escolas, poderão interagir com os estudantes e seus pais, com os professores, moradores vizinhos das escolas, líderes comunitários, entre outros, com o objetivo de familiarizar-se com os problemas locais, em especial aos relacionados com drogas, e elencar as possíveis soluções, formando agentes multiplicadores voltados para a resistência ao uso de drogas.

No ambiente escolar, os GCMs poderão usar recursos como vídeos e outras publicações durante as palestras. Também estão previstas ações que envolvam professores, pais de alunos e a comunidade em geral. Ao final de cada ciclo, haverá certificado aos estudantes participantes.

Conforme o Executivo, haverá critério de seleção para escolha dos agentes que quiserem atuar no programa, inclusive com supervisores, e o projeto de lei regulamenta diversas situações, como forma de se reportar sobre o programa à imprensa, como agir diante de flagrantes que envolvem ou funcionários dentro da unidade escolar. Na justificativa do projeto, o prefeito Mario Botion (PSD) citou que os agentes que compõem a Ronda Escolar desempenharam relevantes serviços no âmbito educacional nas escolas municipais, estaduais e particulares nos anos de 2017 a 2019.

O prefeito pediu urgência na aprovação do projeto, que será analisado pelos parlamentares.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.