Limeira pede ao Estado instalação de escola cívico-militar

O prefeito de Limeira (SP), Mario Botion (PSD), anunciou, na noite desta quarta-feira (22/5), que o Município pede, junto ao governo do Estado de São Paulo, a instalação de uma unidade do programa Escola Cívico-Militar na cidade.

A proposta foi aprovada na terça-feira (21) pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), como o DJ mostrou.

O anúncio foi realizado no Nosso Clube, durante a cerimônia de lançamento das pré-candidaturas de Erika Tank (PL) à Prefeitura de Limeira e de concorrentes ao Legislativo nas eleições municipais. Gilberto Kassab, secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, esteve presente.

A expectativa é que de 50 a 100 escolas adotem o modelo no Estado. O pedido de Limeira será formalizado em ofício à Kassab, líder do PSD, partido de Botion.

As cidades que receberão essas escolas ainda não foram definidas. Com a aprovação do projeto pela Alesp, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) dará início à implantação do programa ainda neste ano em unidades com índices de rendimento escolar inferiores à média estadual, atrelados a índices de vulnerabilidade social e fluxo escolar (aprovação, reprovação e abandono).

Segundo o governo paulista, para ser implantado, o programa Escola Cívico-Militar precisará passar pelo consentimento das comunidades escolares, que serão consideradas por meio de consultas públicas.

Um aviso deverá ser publicado no Diário Oficial com pelo menos 15 dias de antecedência de cada consulta às comunidades escolares.

O programa prevê que pais de alunos e professores sejam ouvidos para definir sobre a transformação da instituição em escola cívico-militar com policiais militares da reserva atuando na disciplina e no civismo, sem impacto na parte pedagógica.

As unidades educacionais do programa poderão ser implantadas em prédios escolares já existentes ou em novas, de forma gradual. Além das escolas estaduais, municípios também poderão aderir à iniciativa do governo paulista.

Com informações do portal do Governo de São Paulo

Foto: Governo de São Paulo

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.