Fraudadores usam e-mail real para Pix falso; limeirense é vítima

O e-mail é real e tem dono, mas conta Pix para onde o dinheiro é enviado é falsa, feita por ‘laranjas’. Um morador de Limeira descobriu essa tática usada por golpistas de uma forma nada agradável: ele era o proprietário do e-mail e passou a ser cobrado por uma das vítimas do golpista a devolver o dinheiro. Ele levou o caso à Justiça e o julgamento ocorreu nesta segunda-feira (17).

No dia 5 de agosto, o morador da cidade recebeu a mensagem de uma mulher que cobrava a devolução de dois valores: um deles de R$ 390 e o outro, de R$ 260. Porém, nenhuma quantia estava em sua posse e ele descobriu que o golpista usou seu e-mail como chave da plataforma Pix para receber o dinheiro numa conta digital que ele desconhece.

Ele precisou explicar à mulher que, apesar de o e-mail lhe pertencer, ele nunca foi proprietário da conta que recebeu o dinheiro. Esse foi apenas um dos problemas relatados pelo limeirense na ação que ajuizada na Vara do Juizado Especial Cível e Criminal, ele relatou outra situação, como problemas com seu CPF, que foi utilizado para prática de fraudes no comércio. Por conta disso, precisou processar outros bancos. “Meu nome e dados estão sendo utilizados indevidamente”, mencionou nos autos, além de informar que comunicou os casos à polícia. Na ação, ele requereu que o banco encerre as contas criadas com seus dados, anule as chaves Pix e pague indenização por dano moral.