As fortes chuvas que atingem Limeira neste sábado (18) mobilizam as equipes da Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, agentes de trânsito e Ceprosom no mapeamento das áreas de risco, conforme determinação do prefeito Mario Botion. A orientação da Defesa Civil é que a população evite as áreas de incidência de alagamento – em especial às regiões próximas ao Ribeirão Tatu, da Marginal Tatu, do Centro abaixo e das proximidades do estádio Limeirão. O órgão também recomenda que a população evite ficar embaixo de árvores e lugares sem cobertura.
Todo o efetivo da Defesa Civil e da GCM foi convocado para auxiliar nos trabalhos. Além disso, o Ceprosom coordena junto com a Defesa Civil o acolhimento de famílias que, eventualmente, tenham ficado desabrigadas por conta das chuvas. Caso alguma família precise desse suporte, a orientação é ligar no telefone 199. Até o momento, a Defesa Civil não registrou ocorrências graves.
Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, os principais problemas no momento, além dos alagamentos, são os buracos em vias públicas causados pelas fortes chuvas, mas que já estão sendo verificados. A pasta recomenda que as pessoas dirijam com cuidado redobrado. A Polícia Militar foi solicitada para auxiliar a secretaria nas interdições e sinalizações necessárias.
Alerta emitido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) apontou o risco de hidrológico para o município. Segundo o comunicado, houve acúmulo de chuva de até 70 milímetros em uma hora em Limeira. “Nossas equipes continuarão mobilizadas, pois a situação exige atenção até a próxima terça-feira, conforme a Defesa Civil do Estado”, informou o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Wagner Marchi.
Balanço inicial da Defesa Civil de Limeira aponta que a média das chuvas registradas no município, nas últimas seis horas, foi de 87,6 milímetros.
Outros contatos de emergência, além da Defesa Civil (199), são os telefones 153 (GCM), 193 (Bombeiros) e 190 (Polícia Militar).
Foto: Divulgação/Prefeitura de Limeira
Deixe uma resposta