FCA/Unicamp reativa sistema interno de registro de ocorrências criminais em Limeira

Em comunicado direcionado à comunidade acadêmica, a direção da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA/Unicamp) anunciou que vai reativar seu sistema interno de registro de ocorrências criminais para facilitar o encaminhamento para investigação da Polícia Civil. O bairro Jd. Cidade Universitária, que abriga repúblicas de alunos que estudam no campus, voltou a se queixar de falta de segurança e pede auxílio do poder público.

Esse sistema, segundo a direção da FCA, não substitui o boletim de ocorrência na delegacia, mas facilita a coleta de informações a serem encaminhadas à polícia. “A Direção da Faculdade acionou ainda a Secretaria de Vivência do Campus e a Secretaria de Administração Regional, órgãos da Unicamp responsáveis pelas questões de segurança nos campi de Campinas, Limeira e Piracicaba”, diz a faculdade.

Todos os anos, no regresso às aulas, ocorre aumento de assaltos, furtos e roubos nas imediações. A FCA retomou as aulas presenciais, suspensas há dois anos por conta da pandemia. Com isso, a região no entorno do campus voltou a receber muitos alunos.

“É importante olhar com atenção à sua volta. Não caminhe com o celular à vista, olhando mensagens. Caminhe nas ruas junto com amigos e colegas. Não deixe objetos visíveis nos veículos. Não se esqueça de iluminar a parte externa das habitações”, alertou a direção.

A FCA diz que está ciente das queixas relacionadas à segurança e toma providências cabíveis para solucionar o problema. Já foram realizadas reuniões com a Polícia Militar e com o Conselho de Segurança do Jd. Morro Azul, região em que se localiza a faculdade, para discutir as ações a serem encaminhadas. A Polícia Militar se comprometeu a criar estratégias para abordar a questão.

A Guarda Municipal também reforçou o patrulhamento no local. Os alunos do Centro Acadêmico Antônio da Costa Santos também realizaram reunião com a vereadora Isabelly Carvalho (PT), para discutir a situação e possíveis encaminhamentos. Como o DJ mostrou, vários parlamentares endereçaram indicações à Prefeitura de Limeira para melhorar aspectos que reforcem a segurança na região.

No interior do campus, alunos contam com o apoio da empresa de vigilância contratada e, segundo a FCA, não há registros recentes de furtos ou assaltos. “Nos bairros do entorno a questão de segurança se mostra mais complexa e envolve outras instâncias, como o poder público municipal, com quem mantemos parcerias, e que certamente nos apoiará no sentido de garantir a segurança de nossos estudantes, docentes e funcionários”, completa a direção.

Em caso de qualquer ameaça, o 190 deve ser acionado para chamar a Polícia Militar. Há uma base da Polícia Militar em frente à portaria de pedestres da FCA e uma delegacia da Polícia Civil na rua que liga os dois campi em Limeira.

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.