Decibelímetro vai ao limite com escapamento de moto apreendida em Limeira

O decibelímetro é o aparelho que mede ruídos emitidos em um ambiente e fornece parâmetros para as autoridades apontarem se há desrespeito aos níveis de barulho permitidos pela legislação. Na manhã deste domingo (11/09), o equipamento foi utilizado para checar o escapamento de uma moto em Limeira e o procedimento assustou: o barulho foi tão alto que a medição acusou 124,8 decibéis, valor máximo que o aparelho consegue apontar (assista ao vídeo abaixo).

A Guarda Civil Municipal realizou uma operação e apreendeu quatro motocicletas com base na Lei do Pancadão. Segundo o Executivo, as multas podem chegar a R$ 3,5 mil. Os veículos produziam ruído do escapamento acima do que é permitido pela legislação nas proximidades da região onde acontece o Rodeio de Limeira, próximo à Via Jurandyr Paixão.

A GCM deflagrou a operação com base em denúncias anônimas que davam conta que supostamente motos roubadas ou furtadas estariam fazendo manobras perigosas na região.

Segundo o GCM Sobrinho, equipes da estrutura de segurança chegaram ao local e fizeram a apreensão de oito motocicletas. Uma estava com a numeração raspada. O veículo foi levado ao Plantão Policial, assim como o seu condutor.

As outras sete motocicletas fiscalizadas com o uso do decibelímetro. Quatro foram apreendidas por emitirem sons acima de 70 decibéis. Uma Honda Hornet, de 600 cilindradas, tinha o escapamento original alterado e a medição foi ao nível máximo apontado pelo decibelímetro. Outras três delas foram liberadas por estarem dentro das normas.

Fonte: Prefeitura de Limeira
Foto: Wagner Morente

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.