Capivari cria PIX para doações às 700 pessoas desalojadas

O nível do Rio Capivari está em movimento de baixa. Aferição às 7h01 desta quarta-feira (02/02) aponta marcação de 3,84 na régua. O número de desalojados pelas intensas chuvas do final de semana subiu de 500 para cerca de 700 pessoas em Capivari, cidade da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP). Uma chave PIX foi criada para recebimento de doações que serão destinadas às famílias atingidas pela enchente.

Nos abrigos da Prefeitura, estão acolhidas 15 famílias na Escola Municipal Aldo Silveira (51 pessoas). No Ginásio de Esportes “Ronaldo Zaidan Pellegrini” (Ronaldão), estão abrigadas 23 famílias (73 pessoas). Já no abrigo do bairro Santa Rita de Cássia (Trevo), na creche Alcinda Santos Proença, uma família com 6 pessoas é acolhida. Na escola Teresinha Franchi, estão abrigadas cinco famílias, num total de 15 pessoas. Já na Igreja Evangélica Moriáh, cinco famílias estão abrigadas, sendo 11 pessoas.

Mesmo com a baixa do rio, detectada às 18h57 desta terça-feira, ainda há muitos trechos interditados. A Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP-101), na altura da Brasilit, está liberada no sistema “Pare e Siga”. Devem ser evitados o trecho da rua André de Mello (Ponte Santoro), ponte Capivari x Salto (bairro Cancian), rua XV de Novembro (Centro), avenida Brigadeiro Faria Lima (Nova Aparecida), rua Franklina de Almeida Barros (Rossi), rua Bento Dias (Ponte do Shell), trecho da rua João Vaz (Centro), Cortume (Centro) e rua Padre Haroldo (Juventus), rua Miguel Assad (Nova Aparecida), rua 31 de Março (Nova Aparecida) e avenida Dra Marlene do Carmo Rossi (sentido Cooperativa).

A Prefeitura divulgou a criação de uma chave PIX para receber transferências de dinheiro que vão ajudar as famílias afetadas pelas enchentes. A chave PIX é doacoesenchente@capivari.sp.gov.br. A conta que aparecerá no aplicativo é do Banco do Brasil (Agência 0699-8; Conta Corrente 43.448-5 e CNPJ 44.723.674/0001-90. As movimentações financeiras serão feitas com apoio do Banco do Brasil.

O Executivo também divulgou nota de agradecimento à Prefeitura de Cabreúva, pelo apoio da Defesa Civil; à Prefeitura de Rafard por disponibilizar o posto de saúde; à Prefeitura de Mombuca por ajudar com maquinários nas estradas rurais, à Prefeitura de Elias Fausto por enviar a Defesa Civil e Guarda Civil para apoio; ao Corpo de Bombeiros de Piracicaba, Defesa Civil do Governo do Estado de São Paulo, secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, Polícia Civil de Capivari pelo apoio e à Prefeitura de Rio das Pedras pela arrecadação de produtos de higiene.

“Os serviços prestados foram importantíssimos para ajudar as pessoas afetadas nas enchentes que assolam o nosso município”, diz. Também fez agradecimentos a empresários, moradores, motoristas de caminhões, voluntários, igrejas, clubes e todos que estão ajudando as famílias.

Instabilidade

A Defesa Civil Estadual emitiu alerta meteorológico válido até o dia 3 de fevereiro, informando que “novas instabilidades provocarão condições de chuvas contínuas, seguidas de ventos na região de Campinas”, a qual Capivari pertence. Segundo a Prefeitura, não há previsão de elevados acumulados (40mm), porém, como o solo já está encharcado, existe risco de transtornos como deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos.

Rafard

Cidade da RMP também afetada pela cheia do Rio Capivari, Rafard, que decretou estado de calamidade pública, centralizou as doações para as famílias atingidas no CRAS Estação. As necessidades emergenciais, segundo o Executivo, são colchões, roupas de cama e banho, produtos de limpeza e higiene. Também são bem-vindos alimentos e roupas.

Foto: Prefeitura de Capivari

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.