População do Anavec, em Limeira, se mobiliza para manter atendimentos médicos no bairro

A população do Jd. Anavec, em Limeira, se mobiliza para tentar evitar a transferência dos serviços de atendimento da UBS do bairro para a unidade localizada no Jd. Planalto. Um abaixo-assinado percorre a região e uma moção de apelo deve levar o assunto ao plenário da Câmara Municipal na próxima sessão.

Nesta semana, a Secretaria de Saúde anunciou a transferência temporária dos atendimentos, que começaria a partir de quarta-feira (03/11), em cumprimento a determinação judicial para atendimento de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre o Ministério Público e a Prefeitura de Limeira em 2016. O acordo prevê a adequação de todas as unidades de saúde do município para oferecer acessibilidade às pessoas com deficiência física.

O imóvel que abriga atualmente a UBS do Jd. Anavec é alugado e não possui condição para receber obras de acessibilidade. Por ora, ainda não foi localizada na região uma outra casa que atenda às exigências de acessibilidade e que comporte adequadamente uma unidade de saúde. O Executivo diz que a transferência será provisória, pois a intenção é continuar buscando um imóvel adequado. A UBS do Jd. Anavec realiza 184 consultas por mês.

O vereador Waguinho da Santa Luzia (Cidadania) visitou, nesta quinta-feira (28/10), a UBS do Anavec, acompanhado pelo ex-vereador Wilson Cerqueira, que é membro do Conselho Municipal de Saúde. No último dia 27, os funcionários receberam comunicado informando que eles serão remanejados para outras unidades.

“Há uma grande preocupação com o remanejamento desta unidade, porque munícipes terão que se direcionar à UBS do Planalto. Lembrando que, há seis anos, uma das grandes lutas pela implantação da unidade foi pelo motivo das pessoas não terem que atravessar o Anel Viário para serem atendidos, pelo perigo que corriam”, reforçou o vereador.

Os usuários reclamam de como terão acesso à UBS do Jardim Planalto, que consideram longe, sendo que o intuito do programa é estar próximo de casa. A população está com um abaixo assinado percorrendo o bairro, para mostrar a indignação da população. Na Câmara, Waguinho protocolou uma Moção de Apelo ao prefeito Mario Botion para que mantenha a UBS no Anavec, no atual prédio com adequações ou em outro imóvel. O texto deve ser levado ao plenário já na próxima sessão.

No início da tarde desta sexta-feira, a Secretaria de Saúde de Limeira anunciou que vai adiar por um mês o fechamento temporário da UBS do Anavec. O entendimento foi adotado por motivos operacionais e de ordem técnica. Dessa forma, o atendimento será cessado temporariamente no Anavec no dia 30 de novembro, quando os pacientes do bairro serão direcionados a buscar os serviços médicos no Planalto, a partir de 1º de dezembro.

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.