Com 146 focos de incêndio em mato, Limeira alerta para penalidades

Desde o início do ano, Limeira já registrou 146 focos de incêndio até esta segunda-feira (22/08), quando o fogo consumiu boa parte de uma área com vegetação rasteira ao lado da Praça Itália, no Jd. Montezuma.

Segundo o Corpo de Bombeiros, que atendeu a ocorrência, o incêndio teria começado pouco depois do meio-dia – por razões desconhecidas – e foi controlado às 13h30. Para combater as chamas, os bombeiros usaram jatos de água e abafadores.

As estatísticas de focos de incêndio são fornecidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), repassadas pela Prefeitura de Limeira. Desse total, a Defesa Civil local atuou em 29 ocorrências. Agosto foi o mês com o maior número de registros em que o órgão municipal atuou diretamente no combate ao fogo (11 até o momento). Em apenas um dos locais, na Estrada Santo Antônio, 70 alqueires foram atingidos pelas chamas na zona rural.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Wagner Marchi, lembra que incêndios aumentam consideravelmente nesta época do ano, tanto por causas naturais quanto criminosas. Marchi alertou que a pessoa que coloca fogo intencionalmente em áreas verdes está sujeita a penalidades tanto no âmbito municipal, como federal.

Denúncias ou comunicados sobre queimadas podem ser encaminhados pelos telefones 153 (Guarda Civil Municipal), 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).

Cobrança na Câmara

No último dia 2, o vereador Helder do Táxi (MDB) apresentou, na Câmara de Limeira, requerimento em que cobra o Executivo sobre conscientização da população a respeito das queimadas, como não descartar “bitucas” de cigarro em matas ou evitar a soltura de balões.

O parlamentar citou estatísticas de autuações feitas pela Prefeitura, dadas em respostas anteriores a requerimentos. Em 2017, elas somaram 142, baixando para 133 no ano seguinte; em 2019, 122 autuações foram aplicadas, contra 95 em 2020, primeiro ano da pandemia de Covid-19. “O que justifica a queda no número de autuações, sendo que não observamos número menor de áreas incendiadas, muito pelo contrário, sentimos que o número de focos de incêndio tem aumentado no decorrer dos anos?”, questiona Helder.

“Este requerimento tem o intuito de gerar uma discussão e instigar o Poder Executivo a criar campanhas de conscientização e principalmente de treinamento no combate aos incêndios na zona rural, pois, se o foco de incêndio foi controlado rapidamente, o prejuízo é menor para toda a população”, justificou o parlamentar. O Executivo está dentro do prazo para responder aos questionamentos.

  • Com informações da Secretaria de Comunicação Social de Limeira

Foto: Cibele Gianechini/Prefeitura de Limeira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.