Por meio de indicação, a vereadora Carolina Pontes (PSDB), da Câmara de Limeira (SP), solicitou à Prefeitura que realize estudos para remanejo e cuidados para com as capivaras presentes no Parque Ecológico do Jardim do Lago.
A preocupação dos munícipes que procuraram a vereadora é com a possível desnutrição dos animais, que não têm auxílio veterinário. “Correm o risco de adoecerem e transmitirem doenças aos munícipes. A área de lazer é frequentada por público infantil e idosos e uma das preocupações da população é a doença infecciosa causada por uma bactéria transmitida pela picada do carrapato-estrela”, descreveu a parlamentar na indicação.
Carolina solicita medidas cabíveis, “uma vez que a falta de cuidados e inspeção para com estes animais, vêm preocupando os munícipes locais”, finalizou.
A presença das capivaras no Parque Ecológico já foi alvo de requerimento na Câmara de Limeira, de autoria do vereador Marcelo Rossi (Podemos). Em 2018, o parlamentar visitou o local e sugeriu a remoção dos animais.
O caso também chegou à Justiça. A Associação de Moradores a Amigos do Jardim Aeroporto ingressou, no ano passado, com ação civil pública para a remoção das capivaras. O pedido de liminar foi negado em outubro e, na ação, o Ministério Público (MP) se manifestou favorável a retirada. Já a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente consideraram a remoção inviável.
O caso ainda segue em análise pela Justiça.
Foto: Elsemargriet/Pixabay
Deixe uma resposta