Vereador quer lei para implantar “bueiros inteligentes” em Iracemápolis

Projeto de lei, de autoria do vereador Ralf Silva (PL), foi protocolado nesta terça-feira (11) na Câmara de Iracemápolis e propõe a implantação de dispositivo “bueiros inteligentes e ecológicos” na cidade.

O objetivo da proposta é prevenir e minimizar os problemas causados pelas chuvas e, assim, evitar o acúmulo de resíduos.

O artigo 2º do texto explica que o bueiro inteligente e ecológico é composto por caixa coletora, instalada no interior dos bueiros, que filtra todo o material sólido sem obstrução da passagem das águas. O parágrafo único descreve que caixa coletora é a estrutura instalada no interior dos bueiros, confeccionada em material termoplástico, com capacidade mensurada de acordo com os parâmetros técnicos dos bueiros da cidade de Iracemápolis, agindo como uma peneira, permitindo a passagem da água, mas retendo o material sólido.

Se aprovado e sancionado como está na proposta, o Executivo poderá firmar convênios objetivando a capitalização de recursos financeiros para a implantação do bueiro inteligente e ecológico.

Há várias cidades, como a cidade de Goiânia, que já contam o dispositivo (veja a imagem).

O projeto passará pelas comissões antes de ir à votação do plenário.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Goiânia

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.