Mais uma resolução do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico e Arquitetônico do Município de Limeira (Condephali) abre processo de estudo para tombamento de um imóvel histórico da cidade. No Jornal Oficial deste sábado (5/12), foi a vez da Capela de Santa Cruz do Cubatão, localizada na Avenida Campinas, 679, altura do Jd. São Roque.
Na sexta-feira dia 4/12, outras resoluções do conselho tombaram 5 imóveis e abriram estudos para posterior tombamento de mais um. Com a Capela, agora são dois estudos iniciados.
A Capela de Santa Cruz do Cubatão, conhecida como ‘Capelinha do Cubatão’, é enquadrada como imóvel de interesse histórico pelo Plano Diretor de Limeira, de 2009, e faz parte dos Inventários de Imóveis de Interesse Histórico, promovidos em 2013 pela arquiteta Soraya Zaccaria Belotti e em 2016 pela Secretaria de Urbanismo de Limeira.
Marco da presença italiana em Limeira, a capela foi erguida, segundo a Prefeitura de Limeira, em 1927 pelos imigrantes italianos em homenagem a Nossa Senhora das Neves. Por volta de 1966, foi abandonada. Somente em 1994 foi ampliada e recuperada, sendo reaberta. Está sob os cuidados da Igreja Sagrada Família.
Agora, o Condephali indicará um responsável pela elaboração de laudo técnico que vai fundamentar o processo de tombamento da igreja, que já fica sob proteção até a conclusão dos estudos.
Deixe uma resposta