Cordeirópolis inaugura barragem que dará segurança hídrica

Cordeirópolis (SP) inaugurou, nesta quinta-feira (13/6), a maior obra de sua história. No aniversário de 76 anos de emancipação política-administrativa, a Barragem Santa Marina foi entregue. A obra contou com investimento de R$ 25 milhões e foi construída com recursos do governo federal, por meio da linha de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), além de convênios e contrapartida de recursos da Prefeitura.

A cerimônia reuniu autoridades do Executivo e Legislativo, autoridades religiosas, deputados, prefeitos e vereadores da região. Na ocasião, também ocorreu a apresentação da nova nomenclatura da avenida que dá acesso à barragem. Com a aprovação na Câmara, a via foi denominada “Vereador José Valter Mascarin”.

Emocionado, o prefeito Adinan Ortolan relembrou que a última vez que ocorreu uma inauguração desta dimensão foi no ano de 1910, data da entrega da primeira represa do município. Adinan também relembrou que Cordeirópolis viveu problemas graves de falta de água, principalmente nas últimas décadas.

“Passamos pelo menos por quatro episódios de escassez hídrica, o que gerou a necessidade de racionamentos rígidos na cidade. Com uma obra desse porte, os munícipes passam a ter mais tranquilidade com relação ao abastecimento, fator que também atravancava o desenvolvimento do município, pois para haver crescimento, é preciso ter garantia de abastecimento de água. A partir de agora, temos a segurança necessária para o crescimento de Cordeirópolis”, relatou o mandatário.

Durante a cerimônia, a vice-prefeita Fátima Celin estendeu os agradecimentos aos profissionais e trabalhadores que atuaram nas obras, desde a elaboração do projeto até o momento histórico da entrega. “Este é um sonho muito antigo, muitas pessoas contribuíram. Com coragem, força e fé, desbravaram esta terra e construíram os alicerces desta obra histórica para o município de Cordeirópolis. Aos homens e mulheres que aqui trabalharam, nosso agradecimento pela dedicação que possibilitou a concretização deste grande sonho, que hoje é uma linda realidade”.

A barragem ocupa área de 730 mil metros quadrados, ou seja, 30 alqueires que correspondem a 47 campos de futebol. Atualmente, o município tem uma fonte de captação de 200 milhões de litros de água e, com a barragem, esse número subirá para 1,7 bilhão. Durante a obra, um hospital veterinário foi montado no local, e possibilitou o resgate de 1.300 animais. Para a compensação ambiental, 47 mil mudas de árvores foram plantadas.

Fonte e Foto: Prefeitura de Cordeirópolis

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.