Vereadores querem drones e multa para combater abandono de animais em Limeira

Vereadores em Limeira, Tatiane Lopes (Podemos) e Marco Xavier (Cidadania) protocolaram nesta semana na Câmara um projeto de lei que autoriza no Município o uso veículos aéreos não tripulados, como os drones, nas ações de prevenção e combate ao abandono de animais. Os parlamentares mencionam que outras cidades têm utilizado a ferramenta como estratégia de fiscalização de maus-tratos e abandono.

Pela proposta, fica autorizada a utilização de equipamentos do poder público ou de terceiros. Quando houver identificação de abandono de animais em áreas públicas ou privadas. O responsável deverá pagar multa de R$ 1.454,50, equivalentes a 50 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (Ufesp).

Se houver reincidência, sendo comprovado o crime de maus-tratos e abandono, o responsável pessoa física pagará o valor da multa duplicado. Para empresas, o valor da multa será aplicado por animal abandonado, além da cassação do alvará de funcionamento. Os valores arrecadados serão destinados ao Fundo de Bem-Estar Animal.

O projeto também estabelece que o uso dos equipamentos deverá ser respaldado conforme as regras de aviação civil, comunicação e de espaço aéreo, respeitado o princípio da inviolabilidade de domicílio. “Constantemente nos deparamos com animais abandonados em residências, galpões e terrenos, e, dadas as dificuldades de alcance do local, fica inviabilizada a possibilidade de resgatar o animal ou mesmo registrar provas de que o animal se encontra, de fato, abandonado. Nesse sentido, o uso dessa tecnologia facilitaria o acesso ao local, garantindo maior eficácia na fiscalização das denúncias de maus-tratos. Assim, a tecnologia se configura como uma ferramenta de considerável potencial na verificação das situações de abandono”, justificaram.

A proposta será analisada pelas comissões da Casa antes de ir à votação.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.