Vereadores de Limeira cobram instalação de semáforo em cruzamento na Boa Vista

Em pouco mais de 2 meses, duas indicações parlamentares protocoladas na Câmara Municipal de Limeira sugerem a mesma medida à Prefeitura: a instalação de um semáforo no cruzamento das ruas Vinte e Cinco de Março e Dr. Armbruster, em frente ao Largo da Igreja de São Sebastião no bairro da Boa Vista, um dos mais tradicionais da cidade.

No final de setembro, o vereador Francisco Maurino dos Santos (Republicanos), o Ceará, protocolou a sugestão citando que a Rua Vinte e Cinco de Março é de acesso ao Centro e possui fluxo elevado de veículos – de um lado, dá acesso à igreja; do outro, a um supermercado. “A instalação de um semáforo servirá para priorizar a passagem de pedestres, principalmente os idosos que ao sair da missa tem extrema dificuldade para atravessar a rua, bem como os munícipes que saem do supermercado com compras, além de contribuir a regular o tráfego no local”, justificou.

Na última quinta-feira (02/12), o vereador Helder do Taxi (MDB) repetiu a indicação e disse que foi procurado por moradores e taxistas da região que fizeram a reivindicação. “Segundo fala dos moradores, neste local semanalmente tem colisão entre veículos, muitos acidentes com vítimas, envolvendo motocicletas, veículos e até mesmo pessoas”, apontou.

O vereador descreve que os veículos que descem a rua Vinte e Cinco de Março chegam no cruzamento sempre com velocidade elevada e, muitas vezes, acelerando para pegar o sinal verde no próximo cruzamento. Nisso, acabam colidindo com veículos ingressam nesta rua vindo da Dr. Armbruster. “Nesta esquina há um supermercado muito frequentado por moradores da região, principalmente idosos, que levam tempo para atravessar. Há menos de 20 dias, um idoso foi atropelado indo para o supermercado. O mesmo acontece quando a população local atravessa a via para ir à missa ou ao término dela, e acaba havendo acidentes”, relatou.

A Prefeitura já respondeu à indicação de Ceará, mais antiga. Em cinco linhas, o secretário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Oliveira, afirmou que, no momento, o Executivo não tem equipamentos disponíveis para implantar um semáforo no local. “A implantação de sistema semafórico tem o custo elevado e obedece a um cronograma de atividades do Departamento de Trânsito”, diz o ofício, datado de outubro.

A reivindicação é antiga. Em 2019, o vereador Anderson Pereira (PSDB) havia pedido alterações no trânsito da Rua Vinte e Cinco de Março em diversos cruzamentos, entre eles o da Dr. Armbruster. Na época, a pasta da Mobilidade Urbana respondeu que, no referido cruzamento, houve apenas registro de um acidente no primeiro semestre de 2019 e que não havia indicadores oficiais que justificassem a readequação de semáforos na região.

A nova indicação de Helder do Táxi será enviada nos próximos dias à Prefeitura de Limeira.

Foto: Gabinete Vereador Helder do Táxi

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.