Vereadora de Limeira quer projeto para facilitar acesso de professor a tratamento à saúde mental

Deu entrada na Câmara Municipal de Limeira um projeto de lei, de autoria da vereadora Terezinha da Santa Casa (PL), que quer instituir o acesso dos profissionais de educação da rede municipal de ensino de Limeira a tratamentos de caráter preventivo e terapêutico relacionados a saúde mental, vocal e auditiva.

Entre os problemas de saúde mental a serem tratados, estão, conforme a redação do projeto, o estresse, a fadiga, a síndrome do pânico, a ansiedade intensa, a Síndrome de Burnout e a depressão. Em relação à saúde auditiva, a vereadora elencou a diminuição, perda ou dificuldade da audição. Quanto à saúde vocal, mencionou a fadiga vocal, perda da voz, dor em região de garganta e rouquidão.

A propositura cita que o Executivo pode adotar, se julgar oportuno, alternativas como campanhas informativas e de orientação sobre as doenças profissionais mentais, vocais e auditivas mais comuns entre os docentes; ou atividades ministradas por especialistas da área de saúde com o objetivo de orientar os profissionais de educação da rede municipal de ensino de Limeira quanto aos riscos das doenças mentais, vocais e auditivas.

“Inúmeras pesquisas apontam que os problemas de saúde mais frequentes entre esses profissionais que podem levar ao afastamento são: problemas na voz, dores em geral, esgotamento mental e físico e transtornos psiquiátricos, como a depressão e a síndrome de Burnout, caracterizada pela desmotivação, pelo desgaste emocional e pela sensação de exaustão”, citou Terezinha, na justificativa.

O projeto precisa avançar nas comissões da Casa antes de ir à votação em plenário.

Foto: Pixabay

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.