Vereador de Limeira propõe divulgação de surtos e epidemias por georreferenciamento

Uma propositura apresentada pelo vereador Marco Xavier (Cidadania) quer que o Executivo de Limeira faça uma divulgação diferente de casos em situações de surtos, epidemias e pandemias. O projeto de lei prevê que a publicidade seja feita utilizando-se o georreferenciamento, com o objetivo de indicar à população a prevalência de casos clínicos ou portadores de doenças em determinadas regiões da cidade.

Foi a solução encontrada por Xavier para a obtenção de uma informação que muitos vereadores limeirenses pediram à Prefeitura por meio de indicações, sem sucesso nas respostas: ver qual região da cidade, por exemplo, registrou maior quantidade de pessoas infectadas por uma doença. A Prefeitura já informou, em diversas ocasiões a vários parlamentares, que não tem o número de casos de Covid distribuídos por bairros.

Na redação do projeto, Xavier deixou os critérios quanto à forma de divulgação das informações georreferenciadas para o Executivo regulamentar, caso a ideia avance na Câmara e seja aprovada.

Na justificativa, Xavier cita que o objetivo vai além de doenças contagiosas, como a Covid-19: a ideia é divulgar, também, endemias, como febre amarela e dengue. “A intenção é mostrar por regiões como se encontra o número de casos, para auxiliar na conscientização da população para com os cuidados necessários para evitar o contágio e até nortear campanhas específicas para cada zona municipal”, complementou.

O parlamentar reforçou, ainda, que a intenção não é gerar preconceitos com determinados bairros ou regiões. “[É] apenas alertar os moradores sobre a situação enfrentada em suas casas e locais de trabalho”, concluiu.

O projeto, apresentado na última sexta-feira (08/10), será lido em plenário e encaminhado às comissões, onde precisa ser aprovado para chegar à pauta de votação do Legislativo.

Foto: Rodrigo de Souza

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.