Vereador de Limeira pede que Ministério da Saúde vacine população mais jovem

O vereador Everton Ferreira (PSD) protocolou na Câmara de Limeira moção direcionada ao Ministério da Saúde para que a pasta federal considere a vacinação contra a Covid-19 na população com idade entre 30 e 50 anos, paralela à imunização dos idosos. Para o parlamentar, a imunização de jovens adultos pode ajudar a alcançar a imunidade mais rapidamente, e retomar a economia do país.

No documento, endereçado ao ministro Marcelo Queiroga, Everton mencionou estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que aponta aumento da contaminação entre a faixa etária mais jovem. Segundo os pesquisadores o aumento foi de 565,08% nas pessoas com idades entre 30 a 39 anos e de 626% na faixa etária de 40 a 49 anos. “Em Limeira, conforme o IBGE, essa faixa etária representa aproximadamente 29%”, citou.

O parlamentar também descreveu na moção que em Limeira a faixa etária que mais se contaminou com o novo Coronavírus foi de pessoas com idades entre 20 a 59 anos. “Representando aproximadamente 70% de toda a contaminação neste município. […]O oxigênio do Sistema Único de Saúde, o SUS, é o imposto contribuído pela população brasileira, que oriunda através da circulação de bens e serviços e, sem essa autonomia econômica, poderemos comprometer o bom funcionamento do SUS e outras áreas governamentais de grande relevância para o nosso povo”, finalizou.

A redução da faixa etária de vacinação chegou a ser comentada entre os parlamentares da Comissão de Saúde no encontro com a representante da Diretoria Regional de Saúde (DRS-10). Os vereadores defenderam a inclusão dos mais jovens, pois esses fazem parte das pessoas economicamente ativas e estão se expondo mais.

A moção precisa ser aprovada em plenário antes de ser encaminhada ao Ministério da Saúde.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.