O vereador Éverton Ferreira (PSD) protocolou nesta quarta-feira (17) uma moção de apelo na Câmara de Limeira, endereçada ao novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em que implora pela antecipação da vacinação contra a gripe na cidade.
“É que através desta moção imploramos que o Ministério da Saúde, através do seu ministro, médico-cardiologista Dr. Marcelo Queiroga, antecipe a campanha de vacinação contra a gripe, visto que o Município de Limeira-SP necessitará de no mínimo 60 (sessenta) dias para vacinar a grande maioria da população limeirense. Evitando assim maior colapso no Sistema Único de Saúde local em pleno inverno”, diz o documento.
Ele fez as seguintes considerações:
- a cidade de Limeira tem 308.482 mil habitantes e foram vacinados mais 39 mil idosos contra a gripe H1N1, Influenza A e B na campanha de 2020 no município de Limeira.
- a campanha municipal de vacinação de 2020 contra a gripe foi iniciada no município de Limeira no dia 23/03/2020 “e foi um sucesso”, disse ele.
- o inverno se iniciará no dia 21/06/2021 e os vírus gripais dispõe de maior virulência nessa época.
- o momento atual necessita dessa precaução a fim de evitar grande procura nas Unidades de Saúde e nos Hospitais deste município, concorrendo concomitante assim com a busca por atendimento médico da população no tratamento não Covid e tratamento dos sintomáticos da Covid-19.
- é imprescindível que o SUS local tenha capacidade de absorção das necessidades de saúde pública vindouras da população limeirense, evitando assim a alta procura por atendimentos médicos oriundos dos vírus, H1N1, Influenza A e B.
- as novas mutações do vírus Sars-Cov2 se adaptam as resistências dos sistemas de defesa do organismo humano, inflamando os pacientes mais severamente e subitamente.
- o tempo médio de internação de UTI em 2021 aumentou em aproximadamente 20% em relação ao ano de 2020.
- tendo uma população vacinada contra a gripe, facilitará a anamnese do médico para maior assertividade em sua observação clínica acerca da identificação precoce da Covid-19.
- a logística de vacinação municipal do SUS é excelente e com vasta experiência no âmbito da vacinação de nosso povo, que há recursos humanos e insumos necessários já disponíveis nesse momento.
- a vacinação contra a Covid-19 dificilmente atingirá 50% de sua população no início do inverno de 2021, visto a grande demanda de tal insumo em todo globo terrestre.
- o início desta referida campanha de vacinação, aquisição e envio destes insumos é primordialmente responsabilidade da União.
A moção deverá ser lida, aprovada e enviada.
Deixe uma resposta