O anúncio recente do governo de São Paulo sobre a vacinação contra o coronavírus movimenta a Câmara de Americana (SP). O vereador Marschelo Meche (PSL) quer que o Município cobre do Estado o registro da vacina na Anvisa.
Em indicação direcionada à Prefeitura local, o parlamentar cita reportagem com o anúncio do plano de vacinação informado pelo governador João Doria (PSDB) e também aponta a ausência de registro pelo órgão federal de vigilância sanitária. “A reportagem publicada relata que o governo do estado de São Paulo iniciará a vacinação no dia 25 de janeiro, através do SUS. Na mesma reportagem, autoridade de saúde do Estado alega que a vacina comprada pelo governo estadual ainda não tem registro pela Anvisa, o que é essencial para garantia de segurança sanitária aos milhões de brasileiros que serão vacinados”.
Meche pede que o Executivo local formalize a solicitação ao Estado antes de a vacinação chegar na rede municipal de Americana. “Indica-se, ao poder executivo municipal, que formalize solicitação ao governo estadual requerendo protocolo contendo validação da Coronavac junto à Anvisa antes de iniciar processo de vacinação na rede municipal de saúde da cidade de Americana”, finalizou. A indicação está em trâmite na Casa.
PLANO DE VACINAÇÃO
O Estado anunciou a vacinação na última segunda-feira (7) e a previsão é que 9 milhões de pessoas sejam imunizadas na primeira etapa, com a aplicação de 18 milhões de doses. O público-alvo prioritário abrange trabalhadores na linha de frente de combate à COVID-19, indígenas e quilombolas e também a faixa etária com maior índice de letalidade por COVID-19 – 77% das mortes provocadas pelo coronavírus até agora são de pessoas com mais de 60 anos.
O Governo do Estado vai propor aos municípios a adoção de normas especiais para vacinação em farmácias, quartéis da Polícia Militar, escolas, terminais de ônibus e postos volantes em sistema drive-thru.
O cronograma estipula cinco etapas de vacinação a partir do início da campanha (confira as datas abaixo). Até o fim de março, o Governo de São Paulo estima que quase 20% dos 46 milhões de habitantes do estado estejam imunizados com duas doses da CoronaVac e conta com a rápida aprovação da vacina do Butantan pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
CRONOGRAMA COMPLETO DO PLANO ESTADUAL DE IMUNIZAÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS
– 25 de janeiro a 28 de março
– 9 semanas de duração
– 18 milhões de doses
– Duas aplicações por pessoa, com intervalo de 21 dias entre a primeira e a segunda dose
Cronograma de vacinação:
Dose 1
25/01 Profissionais da Saúde, indígenas e quilombolas
08/02 Pessoas com 75 anos ou mais
15/02 Pessoas com 70 a 74 anos
22/02 Pessoas com 65 a 69 anos
01/03 Pessoas com 60 a 64 anos
Dose 2
15/02 Profissionais da Saúde, indígenas e quilombolas
01/03 Pessoas com 75 anos ou mais
08/03 Pessoas com 70 a 74 anos
15/03 Pessoas com 65 a 69 anos
22/03 Pessoas com 60 a 64 anos
Deixe uma resposta