Unicamp abre processo para criar curso de Direito que Limeira pleiteia

O Conselho Universitário (Consu) da Unicamp aprovou, na terça-feira (8/4), a abertura do processo para a criação de quatro novos cursos– Licenciatura em Inglês, Fisioterapia, Direito e História (noturno). A Congregação da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) em Limeira pleiteia a vinda do curso de Direito e se mobiliza desde o ano passado nas instâncias da universidade.

De acordo com o Pró-Reitor de Graduação, Ivan Toro, os projetos de criação dos cursos terão de ser avaliados por uma comissão especial a ser instalada pela Reitoria.

Em seguida, terão de passar pela Comissão Central de Graduação (CCG) e mais três comissões temáticas da Universidade – Comissão de Orçamento e Patrimônio (COP), Câmara de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e Câmara de Administração (CAD). Depois de percorrer esse caminho, os projetos serão levados para aprovação no Consu, que autorizará ou não a implementação.

Como o DJ mostrou em setembro de 2024, a FCA enviou às instâncias superiores da Administração Central da Universidade uma moção de apoio à instalação de um curso de Direito em Limeira. No texto, a Congregação encoraja a comunidade acadêmica a defender que a eventual criação do curso de Direito na Unicamp seja realizada no campus da Faculdade ou em Limeira e apresenta diversos motivos que apoiam sua decisão.

Justificativas para Direito vir para Unicamp em Limeira

O primeiro motivo refere-se à natureza do Direito, reconhecido pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – agência de fomento do Ministério da Educação) como parte do campo das ciências sociais aplicadas, no qual a Faculdade também está inserida desde sua criação. Outra razão é a necessidade de consolidação da Unicamp como uma universidade multicampi e do necessário fortalecimento de seus diversos campi, além do campus central – o que se daria com a instalação de cursos tradicionalmente e historicamente reconhecidos pela sociedade brasileira, como é o caso do curso de Direito.

O fato do município de Campinas já contar com três cursos de Direito reconhecidos nacionalmente (PUC Campinas, Mackenzie e FACAMP) e a limitada oferta de vagas de Direito em Limeira também é apontada no documento.

A Câmara Municipal de Limeira também enviou à reitoria da Unicamp uma moção de apoio à instalação do curso na cidade. das três universidades públicas estaduais de São Paulo, a Unicamp é a que oferece o menor número de cursos. São 69 cursos na Unicamp, contra 183 da Universidade de São Paulo (USP) e 136 da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

O reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, disse que a criação dos novos cursos é uma necessidade. Segundo ele, a universidade precisa iniciar um processo de expansão, mas com prudência.

Novos Cursos

Fisioterapia = vagas – 40 / professores – 13
Direito = vagas – 50 / professores – 40
Licenciatura em Inglês = vagas – 30 / professores – 11
Licenciatura História / Noturno = vagas – 52 / professores – 10

Fonte: Unicamp
Foto: Lúcio Camargo/Unicamp

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.