TRE mantém absolvição de Adinan e impede nova eleição em Cordeirópolis

Foi julgado improcedente na tarde desta quinta-feira (29) o recurso do Ministério Público Eleitoral (MPE) contra o prefeito de Cordeirópolis, José Adinan Ortolan e a vice Fátima Celin, por abuso de poder político ao prometer cancelar multas de trânsito de eleitores em período de campanha no ano passado. Com o acórdão, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) impede que a cidade tenha novas eleições.

Esta seria a consequência caso a sentença fosse reformada. Ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mas, na segunda instância, foi mantida a absolvição de um caso que teve bastante repercussão em 2020.

O caso surgiu com o comparecimento de Adinan ao velório de um jovem que faleceu por acidente de motocicleta. Houve manifestação de motociclistas em homenagem ao rapaz e multas foram aplicadas pela Guarda Civil Municipal (GCM).

A acusação de abuso do poder político aconteceu porque houve registro da movimentação de Adinan no local em que há informação de que ele teria prometido o cancelamento das multas. Na sustentação oral feita pelo advogado Ricardo Vita na tarde de hoje, foi ressaltado que Adinan manifestou a discordância sobre as multas e orientou os jovens a recorrer. “Tanto que o o guarda atestou que as multas foram aplicadas e não houve interferência para anular”.

Além disso, o advogado disse que não houve exploração por parte do prefeito; não houve dolo; que tratou-se de temos conduta única, não intencional, isolada, de baixa proporção e dimensão, sem impacto eleitoral.

O voto do relator, desembargador Nelton Agnaldo Moraes dos Santos, foi seguido por todos os outros julgadores pela manutenção da sentença da Justiça de Cordeirópolis.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.