Tick, Tick…Boom

por Farid Zaine
@farid.cultura

Lin-Manuel Miranda está com tudo. O autor da obra que revolucionou os musicais da Broadway, “Hamilton”, vem aparecendo como um dos nomes mais disputados do show business. “Hamilton” continua em cartaz em Nova York, com sessões lotadas, após o período em que tudo parou por causa da pandemia. O compositor, ator, roteirista e cantor tem sangue latino. Ele é americano, mas sua origem é porto-riquenha.

Estreou na semana passada na Netflix o musical “Tick, Tick…Boom”, dirigido por Miranda. E entrou nesta quinta-feira nos cinemas a animação “Encanto”, produção da Disney com músicas compostas por ele. Na animação, fica clara a influência dos ritmos latinos nas preferências musicais de Miranda, já que a história se passa na Colômbia. O compositor é conhecido pelo seu trabalho de inclusão, uma marca de “Hamilton”, com elenco repleto de componentes latinos e afro-americanos. Isto se nota também em outro musical com canções de Lin-Manuel Miranda disponível na HBO Max, “Em Um Bairro de Nova York” (In the Heights), outro sucesso dos palcos vindo para as telas.

“Tick, Tick…Boom” revela Lin-Manuel Miranda como um diretor extremamente cuidadoso e consciente do que faz. Ao contar a história do criador de musicais Jonathan Larson, Miranda realiza um musical original e encantador, onde ele pode mostrar o talento de Larson, o autor de “Rent”, antológico espetáculo estreado em 1996, logo após a morte precoce do autor.  Larson tem sua vida narrada com grande classe por Miranda, misturando o musical “Tick, Tick…Boom”, sucesso que veio depois da longa batalha de oito anos pelo reconhecimento de “Superbia”, que o músico escrevia enquanto dividia o tempo no trabalho como garçom em uma lanchonete.

Um dos grandes acertos de “Tick, Tick…Boom” foi a escolha do protagonista, interpretado por Andrew Garfield, ator de reconhecido talento dramático e cômico, e que agora reforça seu potencial musical, cantando bem demais! Construindo uma personagem baseada em alguém que viveu até há pouco tempo, portanto com muita informação disponível, Garfield deu vida extra ao Larson real, cativando completamente o público. Sua performance é incrível, e desde já ele desponta como um dos favoritos ao Oscar de Melhor Ator em 2022. Mas Garfield está muito bem acompanhado, especialmente pelas atrizes Alexandra Shipp  e Vanessa Hudgens, esta última espetacular.

Vale a pena conferir “Tick, Tick…Boom”, pelo esmero do trabalho de Lin-Manuel Miranda, e por conhecer um pouco da vida de Jonathan Larson, cujo mais famoso trabalho, “Rent”, retratava também o cotidiano de atores vivendo o drama da explosão da Aids, que levou muitos artistas ao sofrimento do estigma e do isolamento, à falta de trabalho e à morte prematura.

Música ótima, elenco maravilhoso, direção inteligente e criativa: todos esses ingredientes estão no acertado tempero de “Tick, Tick…Boom”.

TICK,TICK…BOOM – musical de Lin-Manuel Miranda – disponível na Netflix

Cotação: *****ÓTIMO

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.