Tese desenvolvida em Limeira concorre a prêmio de combate à fome e à desnutrição

Uma tese de mestrado defendida por uma aluna de mestrado da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA/Unicamp) em Limeira está entre 37 projetos habilitados para concorrer ao Prêmio Josué de Castro de Combate à Fome e à Desnutrição, promovido pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea-SP).

“Programa Horta Educativa: análise da política pública no município de Limeira-SP” foi o tema da tese de Luana Cristina Zambelli. No resumo de sua pesquisa, ela descreve que o propósito do estudo foi analisar o Programa Horta Educativa instituído pelo Estado para compreender as ações educativas e de avaliação a partir dos princípios legais de Educação Ambiental (EA) e de Educação Ambiental Nutricional (EAN). “Trata-se de um estudo de caso, cuja delimitação envolve a implementação do PHE no município de Limeira, a partir da pesquisa documental, mediado pela análise de conteúdo dos documentos e orientado pela abordagem de ciclo da política em relação ao contexto da prática. Os princípios de EA e EAN, estabelecidos nas respectivas premissas legais, foram analisados de maneira integrada e definidas cinco categorias norteadoras da análise do PHE: complexidade, autonomia, interdisciplinaridade, diversidade e avaliação/educação permanente. […] A análise revelou a consonância entre as políticas públicas, PHE, Política Nacional de Educação Ambiental e Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas, em relação aos objetivos propostos; entretanto as ações educativas e de avaliação propostas pelo programa em dissonância com os princípios para EA e EAN pode desfavorecer o alcance dos objetivos do PHE”, cita Luana em trecho do resumo de sua pesquisa.

Conforme o Estado, o Prêmio Josué de Castro de Combate à Fome e à Desnutrição tem por objetivo identificar, certificar, premiar e difundir iniciativas voltadas à formulação de soluções concretas para o combate à fome e a promoção da segurança alimentar e nutricional. São premiadas duas categorias de iniciativa:

-melhor pesquisa científica realizada por universidades ou instituições de pesquisa públicas ou privadas do Estado de São Paulo;

-melhor programa ou projeto de política pública desenvolvido por órgãos públicos do Estado de São Paulo, municipais ou estaduais.

A tese de mestrado de Luana concorre na categoria melhor pesquisa científica e a análise dos trabalhos habilitados será entre 25 deste mês e 5 de outubro. A classificação final será publicada até 8 de outubro e a premiação será no dia 15, um dia antes da celebração do Dia Mundial da Alimentação.

O primeiro colocado de cada categoria receberá uma “Salva de Prata”, enquanto que o segundo e terceiro colocados receberão “Menção Honrosa”.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.