O Observatório Social do Brasil – Limeira vai apresentar oficialmente, no dia 1º de agosto, o Termo de Compromisso com Limeira 2025-2028. A edição definitiva do texto será tornada pública na abertura do Agosto Transparente deste ano, que acontecerá no Auditório da Associação Comercial e Industrial de Limeira (ACIL), a partir das 19h.
Foram convidados para o evento pré-candidatos a prefeito e vereador nas eleições municipais de outubro, além de agentes públicos, dirigentes de partidos políticos e membros de instituições da sociedade civil organizada da cidade. Os participantes também terão acesso ao Relatório Anual 2023-2024 do OSB-Limeira, do qual constam os avanços obtidos pelos poderes Executivo e Legislativo em relação ao Termo 2021-2024.
Antes da apresentação oficial, os voluntários do Observatório debateram, em diversas reuniões, os pontos propostos pelo Termo de Compromisso com Limeira 2025-2028 com o prefeito Mario Botion e sua equipe de secretários e com a Mesa Diretora da Câmara Municipal e demais vereadores. As propostas incluídas no documento também foram levadas aos dirigentes de partidos políticos e das instituições da sociedade civil.
Em todas essas ocasiões, os integrantes do OSB-Limeira puderam explicar detalhadamente os pontos propostos pelo Termo e ouvir sugestões para aperfeiçoá-lo. Raul Groppo, coordenador do eixo Compromisso com Limeira do OSB-Limeira, esclarece que o documento lista 10 itens que os candidatos a prefeito e vereador nas eleições de outubro deverão se comprometer a colocar em prática caso sejam eleitos.
Os temas incluídos no Termo estão previstos na Agenda 2030 da ONU, adequados à realidade brasileira pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). De acordo com a proposta do OSB-Limeira, eles serão incorporados ao Programa de Metas do município. São itens que envolvem natalidade infantil e materna, acesso à educação infantil, acidentes de trânsito com vítimas, violência, desemprego e meio ambiente, entre outros pontos de forte impacto social.
SOBRE O OSB
O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.
Foto: ACIL
Deixe uma resposta