por Farid Zaine
@farid.cultura

Há tempos ela já vem fazendo esse trabalho frente à Orquestra Sinfônica de Limeira, mas muita gente viu pela primeira vez a Maestrina Ana Paula Pires reger a Orquestra no Concerto pelo aniversário de 195 anos de Limeira e 25 anos do Teatro Vitória Emiliano Bernardo da Silva. A data de 15 de setembro de 2021 também ficará marcada. Em vários momentos do concerto, o Maestro Rodrigo Müller, ao tocar seu oboé, entregou a condução da Orquestra à nossa Maestrina. Ela arrebatou a plateia com sua firmeza e sua energia, mostrando-se plenamente segura ao reger uma Orquestra do porte da nossa. Aninha, como é carinhosamente chamada pelos amigos e colegas,  é também exímia arranjadora. Menciono o trabalho dessa artista com o orgulho de ver que aqui ela encontra espaço para o seu talento e para receber os aplausos que merece.

Lembrei-me de mencionar nossa querida Maestrina quando resolvi comentar sobre o filme que está disponível na Netflix, “Antonia – Uma Sinfonia”. Nesse longa vemos a história de Antonia Brico, a primeira mulher a conduzir uma grande Orquestra, no caso a Filarmônica de Berlim e depois a de Nova York. A história romanceada no filme é baseada na vida real de Brico, uma obstinada pianista que resolveu enfrentar todos os obstáculos de sua vida pessoal e o machismo reinante na esfera da música clássica, para ir atrás do seu objetivo.

“Antonia – Uma Sinfonia” narra a história completa dessa pianista nascida na Holanda e que migrou muito cedo para os Estados Unidos, levada por pais adotivos, com o nome de Willy. Só muito mais tarde, já adulta, Willy tomaria conhecimento de sua origem e faria de tudo para conhecer seus pais verdadeiros. Na busca incansável para perseguir seu objetivo, Antonia teria de superar  todos os tipos de privações e humilhações. Assediada, perseguida, enganada, ela passa por cima de tudo para não desistir. Nessa jornada encontra um homem rico e bonito, Frank Thomsen (Benjamin Wainwright) , que se apaixona por ela, mas tem a mesma formação machista da maioria dos homens dessa época, e quer apenas que ela deixe a carreira para ser esposa e mãe. Antonia correspondia a esse amor, mas não a ponto de abandonar seu sonho.

A diretora Maria Peters, ao narrar a vida de Antonia Brico, abre também espaço para a diversidade, principalmente através da personagem Robin (Scott Turner Schofield), que dá emprego para a pianista num clube de jazz onde se apresenta, como atração principal,  uma travesti engraçada e irônica  que atrai grande público. São os anos 1930, mas o ainda distante empoderamento feminino e a falta de inclusão de minorias  aparecem com certo destaque.

Uma das forças de “Antonia – Uma Sinfonia” vem da atuação da protagonista, interpretada por Christianne de Bruijin. A atriz demonstra grande disposição para criar sua personagem, e seu empenho fica bem transparente.

O filme de Maria Peters é longo, e a sucessão de fracassos na vida de Antonia às vezes parece forçada demais, cansando um pouco o  espectador. A rica família de Frank também é artificial , o que prejudica a credibilidade numa história inspirada na vida real da personagem principal.

“Antonia – Uma Sinfonia”, bem acabado plasticamente e com uma trilha sonora repleta de grandes momentos da música erudita universal, tem qualidades e defeitos. Seu maior trunfo é mostrar a determinação de uma mulher para buscar seu espaço num ambiente hostil a ela, e trazer à tona a inacreditável batalha feminina por direitos que deveriam naturalmente pertencer às mulheres, em total igualdade com os homens. Nos créditos finais vemos a surpreendente constatação de que, segundo pesquisa da renomada revista Gramophone publicada em 2017, na lista dos 50 considerados os maiores maestros de todos os tempos, não aparecia nenhuma mulher.

Felizmente, os tempos são outros,  rápidas e sensíveis mudanças estão acontecendo, e já há muitas histórias de maestrinas vitoriosas, respeitadas, vencedoras de grandes concursos,  sem que fosse preciso uma luta absurda como foi a de Antonia. Aqui em Limeira já temos a nossa Ana Paula Pires, e sabemos que ela ocupa um espaço naturalmente conseguido, deixando antever um futuro de muito sucesso e reconhecimento.

É com mais Antonias e Aninhas que veremos novas maestrinas  brilhando, com seus nomes finalmente  inseridos ao lado das maiores estrelas do universo das grandes orquestras.

Antonia – Uma Sinfonia – Drama (Holanda, 2018), disponível na Netflix desde julho de 2021.

Cotação: *** BOM

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.