Sidney Pascotto e Jean Ferreira integram mesa diretora do Parlamento Regional

Presidente da Câmara de Limeira, Sidney Pascotto, o Lemão da Jeová Rafá (PSC), foi eleito nesta semana como primeiro vice-presidente do Parlamento Regional do Aglomerado Urbano de Piracicaba (Praup), que abrange 23 municípios da região. Além de Lemão, o presidente da Câmara de Iracemápolis, Jean Ferreira (Cidadania), assumiu como segundo-secretário.  

Sidney Pascotto destacou em seu discursou, na abertura da reunião, a força do trabalho integrado dos vereadores. “Quando a gente organiza um parlamento regional nós podemos ser representados por vários partidos, para unir forças e defender as demandas desse aglomerado urbano que tem mais de 1,450 milhão de habitantes”, enfatizou.

No dia em que foi eleito como segundo-secretário, Jean Ferreira também se posicionou. “Tive a honra de ser eleito como segundo-secretário do Parlamento. São 23 câmaras municipais unidas com um objetivo comum, o desenvolvimento das cidades e o avanço regional. Temos muitos desafios pela frente, principalmente nós que representamos os municípios pequenos. Vamos liderar a união de vereadores e vereadoras fortalecendo a busca de soluções para todas as cidades. Agora, não estamos sozinhos, somos muitos e focados”, citou.

O processo de articulação do Parlamento foi debatido entre o vereador piracicabano Gilmar Rotta (Cidadania), eleito como presidente do Parlamento, e Sidney Pascotto em encontro realizado no dia 26 de maio, na Câmara Limeira. Na ocasião, o presidente do Legislativo de Piracicaba também falou da importância do agrupamento de casas legislativas para discutir políticas públicas comuns às cidades vizinhas, como pedágio, transporte, gestão de resíduos sólidos e saúde.

O Parlamento Regional é composto por 23 municípios distribuídos em cinco polos. Fazem parte do polo um Piracicaba, Águas de São Pedro, Santa Maria da Serra, São Pedro, Rio das Pedras, Saltinho e Laranjal Paulista. No polo dois, estão os municípios de Limeira, Cordeirópolis, Iracemápolis e Santa Gertrudes. O terceiro polo é composto pelas cidades de Rio Claro, Analândia, Charqueada, Corumbataí e Ipeúna. O quarto polo por Araras, Conchal e Leme e o quinto polo por Capivari, Elias Fausto, Mombuca e Rafard.

Eleição da Mesa

A Mesa Diretora é formada por sete parlamentares, sendo um presidente e quatro vices, um primeiro-secretário e um segundo-secretário. Os membros foram indicados pelos polos do Parlamento Regional e eleitos durante a reunião de reativação. 

Além de Gilmar Rotta, Sidney Pascotto e Jean Ferreira, completam a composição o segundo vice-presidente, José Pereira (PSD), vereador de Rio Claro; terceiro vice-presidente Rodrigo Soares (PSDB), de Araras; quarto vice-presidente, Ronaldo Cezário (MDB), de Elias Fausto, e o primeiro-secretário, Du Sorocaba (PL), de São Pedro.

A posse dos integrantes do Praup está prevista para ocorrer em 13 de julho, às 10h, em Piracicaba. O local será definido considerando os protocolos de segurança em relação à pandemia.  

As reuniões ordinárias serão bimestrais, podendo ser convocada reunião extraordinária, se necessária.

Foto: Davi Negri e Matheus Tiburcio

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.