“Sem Tempo para Morrer”: Daniel Craig se despede de James Bond

por Farid Zaine
@farid.cultura

Esta é uma semana particularmente importante para o cinema mundial: ninguém fica indiferente a um lançamento de um novo filme da mais longeva cinessérie sobre um agente secreto na história do cinema. Trata-se da estreia do 25º filme que apresenta uma nova aventura de James Bond, o 007. Criado pelo escritor Ian Fleming, a personagem cativou o público desde o primeiro grande sucesso, “O Satânico Dr. No”, em 1962, introduzindo o que é considerado o mais charmoso de todos os intérpretes do famoso agente secreto, Sean Connery.

Logo no segundo filme, “Moscou Contra 007”, dirigido por Terence Young em 1963, ,  o sucesso foi mundial . Nessa segunda aventura, um destaque para a canção “From Russia With Love”, que é também o título original do longa. A música projetou o cantor Matt Monro e lhe deu um dos maiores sucessos da carreira.  

Connery prosseguiu interpretando James Bond, o que faria ainda outras 4 vezes. Quando se aposentou da personagem, outros atores deram vida ao agente, sendo Roger Moore o campeão, com 7 filmes como James Bond. Connery e Moore já morreram, e mesmo quando estavam vivos, após experiências com os atores George Lazenby, Pierce Brosnan e Timothy Dalton, o papel veio para Daniel Craig, um grande acerto.

Daniel Craig deu vida a James Bond em 5 filmes, sendo o quinto “007 – Sem Tempo Para Morrer”, que estreou na quinta-feira , 30 de setembro de 2021, em todo o Brasil. Com esse filme Craig também deixa a personagem que o marcou em 5 sucessos, tendo conferido ao espião mais famoso do cinema sua característica séria e viril, mas também sentimental. 

“007 – Sem Tempo para Morrer” tem direção de Cary Joji Fukunaga, que tem no currículo trabalhos elogiados como diretor em  “Beasts of No Nation” e como roteirista em “It”, este último uma adaptação do best-seller de Stephen King. 

Nesta 25ª aventura, Bond está de férias na Jamaica, quando  é requisitado por um ex-companheiro da Cia para uma operação de resgate de um cientista sequestrado. O que o espectador pode esperar a partir de uma sinopse simples assim, ele já sabe: muita ação, fotografia e efeitos espetaculares, além do charme irresistível de uma aventura que combina espionagem, suspense e romance em quase três horas do mais bem acabado entretenimento . Aliás, “007 -Sem Tempo para Morrer” é o mais longo filme da cinessérie, com seus 163 minutos em que o espectador experimenta de tudo, menos tédio.

Outra atração deste lançamento é a trilha assinada por Hans Zimmer, e a música-tema “No Time to Die”, na interpretação de Billie Eilich. Já muito executada, a bela canção é desde já uma das favoritas ao Oscar da categoria. Vale lembrar que em 2013 Adele levou o Oscar pela ótima canção “Skyfall”, tema de “007 – Operação Skyfall”, que se constituiu em grande sucesso. Outra canção marcante, Live and let die,  teve a assinatura do beatle Paul McCartney juntamente com sua mulher em 1973,  Linda McCartney, o que também rendeu uma indicação ao Oscar de 1974, por “Com 007 Viva e Deixe Morrer” . Na ocasião, com toda a justiça, a vencedora foi “The Way We Were”, do belíssimo “Nosso Amor de Ontem”, com Barbra Streisand e Robert Redford.

Apesar do 25º 007 abordar o tema surrado da ameaça à humanidade, ele traz a marca da produção caprichadíssima ,com toques bem-vindos de sentimentalismo. O elenco encabeçado por Daniel Craig traz ótimas participações de Rami Malek, como o vilão, a atriz francesa de “Azul é a Cor mais Quente”,Léa Seydoux, além de Naomi Harris , de “Moonlight”, do grande  Ralph Fiennes e, claro, da atriz cubana Ana de Armas, como Paloma. Malek, aliás, é o intérprete vencedor do Oscar  no badalado “Bohemian Rhapsody”, em que ele viveu com grande propriedade o líder do Queen,  Freddie  Mercury. Malek tem declarado que foi um grande presente para ele ter sido escolhido para o papel de Safin, o  vilão dessa nova aventura de 007.

Daniel Craig se despede do universo criado por Ian Fleming. A despedida, com “007 – Sem Tempo para Morrer”, não poderia ser mais apropriada. 

007 – SEM TEMPO PARA MORRER –   (EUA/Inglaterra, 2021) , direção de Cary Fukunaga – em cartaz nos cinemas.
Cotação: ****MUITO BOM

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.