Se você gosta de F1 e é ligado em tecnologia da informação, já deve ter percebido isso

A Fórmula 1 é um esporte altamente competitivo e de alta performance, que também se destaca pela utilização de tecnologias avançadas. As inovações aplicadas nos carros e na pista resultam em patentes e novas tecnologias que são incorporadas nos veículos que veremos nas ruas e estradas no futuro. Esse processo ocorre ano após ano, impactando desde carros mais populares e de baixo custo até aqueles avaliados em milhões (principalmente, inicialmente, nestes últimos).

Já faz algum tempo que, além de fabricantes de veículos, o esporte também atrai empresas de tecnologia. Em um esporte onde os detalhes de tempo e desempenho são cruciais para a vitória, é essencial ter a capacidade de processar dados e transformá-los em performance aprimorada. A análise de dados avançada e outras ferramentas de TI se tornaram indispensáveis para otimizar a eficiência e a estratégia das equipes, destacando a importância da tecnologia na Fórmula 1.

Em 2024, basta assistir a qualquer uma das corridas para perceber que várias empresas de TI patrocinam as equipes de F1. Três são patrocinadoras principais e outras participam do rol de patrocínios:

A Oracle é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, especializada em hardware e software, destacando-se em banco de dados, sistemas de gestão empresarial (ERP) e soluções de nuvem. Como patrocinadora da Red Bull e da Haas na Fórmula 1, a Oracle não apenas apoia financeiramente estas equipes, mas também contribui com sua expertise tecnológica para otimizar o desempenho dos carros e das estratégias de corrida, utilizando análise de dados avançada e outras ferramentas de TI.

A AMD é uma líder global em tecnologia, especializada em semicondutores, microprocessadores e unidades de processamento gráfico (GPUs). Patrocinadora da McLaren e da Mercedes na Fórmula 1, a AMD não só oferece suporte financeiro, mas também contribui com suas avançadas soluções de processamento e análise de dados para aprimorar o desempenho dos carros e das estratégias de corrida, desde o design e engenharia dos veículos até a tomada de decisões em tempo real.

A Cognizant é uma das principais empresas de consultoria e serviços de tecnologia da informação, oferecendo soluções digitais como análise de dados, inteligência artificial e transformação digital. Como patrocinadora da Aston Martin na Fórmula 1, a Cognizant não apenas fornece apoio financeiro, mas também aplica sua expertise tecnológica para melhorar o desempenho dos carros e das estratégias de corrida, utilizando técnicas avançadas de análise de dados e outras ferramentas de TI.

Outros patrocinadores das equipes de Fórmula 1 ligados à tecnologia da informação incluem diversas empresas renomadas. A Red Bull Racing conta com o apoio da AWS (Amazon Web Services, serviços de nuvem) e NeuroNation (treinamento cognitivo). A Mercedes é patrocinada pela CrowdStrike (segurança cibernética) e SAP (software de gestão empresarial). A Ferrari também recebe suporte da AWS (Amazon Web Services, serviços de nuvem) e NTT Data (consultoria de TI). A McLaren é patrocinada pela Dell Technologies (tecnologia e hardware) e Darktrace (segurança cibernética). A Alpine tem a Atos (serviços digitais) e Cloudera (plataforma de dados) como patrocinadores. A Williams é patrocinada pela Acronis (proteção de dados).

A Fórmula 1 é uma grande vitrine para essas empresas, e essas empresas são uma grande vitrine para a Fórmula 1.

Fernando Bryan Frizzarin é professor, escritor, inventor, é Gerente do Suporte Técnico da BluePex Cybersecurity S/A, Diretor Técnico e Operacional na Fábrica de Inovação de Limeira e professor do ensino superior nas FATECs Araras e Americana, SP. Formado em Ciência da Computação, Especialista em Redes, Psicopedagogo e MBA em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação. Autor, coautor ou participante de vários livros na área de computação e literatura. Depositário de patente, marca e de diversos registros de programas de computador como autor ou coautor em cooperação com colegas de trabalho ou alunos. Membro imortal da Academia Mundial de Letras da Humanidade sucursal Limeira, SP. Foi laureado com o Diploma Pérola Byington da Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste e Professor Universitário Inovador da Câmara Municipal de Limeira.

Os artigos assinados representam a opinião do(a) autor(a) e não o pensamento do DJ, que pode deles discordar

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.