Rodapé – Um café de notícias para começar o dia bem informado (30/07/21)

NÃO DEPENDE SÓ DELA
A Sancetur juntou, nos autos do cumprimento de sentença no qual o MP cobra o pagamento de danos morais coletivos de R$ 25 mil pela paralisação do transporte coletivo ocorrida em junho em Limeira, uma cópia do comunicado de estado de greve protocolado pelo sindicato dos trabalhadores da categoria. E informou à Justiça: “Vale ressaltar que não estamos medindo esforços para que tal situação [descumprimento do acordo sobre a frota] não ocorra, porém, a situação não depende apenas de nossos esforços, mas também do Sindicato da categoria”, avisou.

45 MIL CASOS
Limeira chegou, nesta quinta-feira (29/07), a 45.047 pessoas diagnosticadas com o coronavírus – foram 147 confirmações nas últimas 24 horas. Do total de casos, 43.854 pessoas estão recuperadas e 98 se recuperam internadas. Há, também, 13 pacientes de outras cidades internados em Limeira. Profissionais da saúde com confirmação são 1.183. O total de óbitos na cidade é 1.095

AUXÍLIO A ALUNOS
A Associação de Pais e Mestres (APM) e o setor sociopedagógico do Cotil/Unicamp, em Limeira, lançou uma campanha de arrecadação de recursos para que seja possível estender os cuidados aos alunos mais carentes da instituição. O objetivo é que eles possam encontrar condições menos adversas para sua permanência na escola e possam ter chances de mudança em sua condição social. Para quem quiser doar e obter mais detalhes, basta acessar este link. https://www.cotil.unicamp.br/research/cotil_solidario/ 

DESBUROCRATIZAÇÃO
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Cordeirópolis e a Secretaria da Mulher participaram, nesta quarta-feira (28/07), do encontro de formulação do plano de ação do Projeto Articuladores Regionais de Piracicaba, desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O evento contou com a presença da vice-prefeita, Fátima Celin, o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Giardini e a secretária da Mulher e Desenvolvimento Social, Márcia Carron, que se encontraram a fim de debater sobre governança e desburocratização.

CONTRA O FRIO
Iracemápolis também dispendeu atenção à proteção dos animais neste frio intenso. Nas baias do Canil Municipal, a equipe manteve paletes e foram acrescentados cobertores. Também foram fechados os espaços com lona para evitar correntes de vento e para que o espaço fique mais aconchegante.  Os cães que se sentem bem com roupas foram vestidos, mas há aqueles que não se adaptam e podem ficar mais estressados. Foram colocados cobertores em todas as casinhas.

A VOLTA DO PEDIATRA
Em vídeo gravado e distribuído nas redes sociais, a prefeita de Iracemápolis, Nelita Michel, anunciou a retomada do atendimento de pediatra no Pronto-Socorro aos finais de semana e feriados, possível a partir da redução de casos de Covid-19. A interrupção durou quatro meses e a retomada ocorre a partir de agosto. Durante os dias da semana, esse atendimento continua normalmente nos postos de saúde.

COVID NA PRISÃO
O número de casos de Covid-19 tem caído nos presídios, segundo o governo estadual. Em agosto do ano passado, havia 2.807 registros da doença, enquanto em julho de 2021, apenas 24 – queda de 99,15% em menos de um ano. Entre funcionários do sistema prisional, também houve redução: em abril deste ano, durante a chamada segunda onda, houve um pico de 615 casos, mas em menos de três meses este número caiu para 60.

VETOS A BEÇA
Com o fim do recesso parlamentar, na próxima semana, o Congresso Nacional retomará a análise de vetos presidenciais. Até esta quinta-feira (29/07), havia 25 vetos na fila. A data da sessão para a apreciá-los, no entanto, ainda não foi marcada. Um dos itens em pauta é o veto total ao projeto que trata do acesso a tratamentos antineoplásicos domiciliares de uso oral por usuários de planos de saúde. Do senador Reguffe (Podemos-DF), o projeto beneficiaria mais de 50 mil pacientes que poderiam realizar o tratamento contra o câncer em casa, sem necessidade de internação hospitalar.

MARCO NA SAÚDE PÚBLICA
O Projeto de Lei 1902/21 cria um novo marco legal para nortear as ações do Estado brasileiro no enfrentamento de emergências de saúde pública no País. O texto estabelece diretrizes para que o Brasil se prepare e consiga superar situações epidemiológicas graves, envolvendo doenças em humanos ou animais, desastres naturais ou tecnológicos, bioterrorismo e limitações na capacidade de resposta do Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta tramita na Câmara dos Deputados. “É necessário aprovarmos uma norma estável e genérica o suficiente para dotar o Brasil de diretrizes para um enfrentamento rápido e eficiente da atual e de futuras emergências em saúde pública, a que todos os países estão suscetíveis”, defende o autor da proposta, deputado Odorico Monteiro (PSB-CE).

HAJA REQUERIMENTOS
A CPI da Pandemia no Senado retoma os trabalhos na próxima semana com, até a manhã desta quinta-feira, 386 requerimentos prontos para entrar na pauta. Segundo a Agência Senado, são pedidos de convocações, quebras de sigilos, informações e audiências públicas que devem orientar a atuação do colegiado até o dia 5 de novembro. A maior parte dos pedidos pendentes sugere a convocação de testemunhas. São 265 requerimentos para ouvir ministros, governadores, prefeitos, secretários, servidores públicos, representantes de empresas privadas, especialistas em saúde e até o presidente Jair Bolsonaro.

GUILLAIN-BARRÉ
Casos raros de síndrome de Guillain-Barré (SGB) após a vacinação contra covid-19 têm sido relatados em diversos países, inclusive no Brasil, alertou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em um comunicado divulgado nessa quarta-feira (28/07), a Anvisa informa que, até o momento, recebeu 27 notificações de casos suspeitos de SGB após a imunização com a vacina da AstraZeneca, além de três casos com a vacina da Janssen e outros quatro com a CoronaVac, totalizando 34 registros. A Anvisa explica que a SGB é um distúrbio neurológico autoimune raro, no qual o sistema imunológico danifica as células nervosas. Os eventos adversos são raros, mas já conhecidos e relacionados a outras vacinas, como a da influenza (gripe).

A LÍDER
Investigações do Ministério Público em São Paulo levaram ao oferecimento de denúncia contra uma mulher acusada de comandar célula da organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) em Cacoheira Paulista. O MP apurou que ela ocupava a função de “disciplina feminina”, com a atribuição de avaliar e controlar condutas de membros da organização criminosa, resultando em recorrentes espancamentos, torturas e homicídios, sempre como forma de reafirmar a “autoridade” do grupo. O promotor Raphael Barbosa Braga pediu a prisão preventiva da mulher à Justiça.

VIU NAS REDES?
“Não vai ser para peitar o Supremo, até porque eu estou por cima, eu tenho noção de judô”

Presidente Jair Bolsonaro, indicando que vai reagir após o posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF) que o desmentiu a respeito do julgamento que definiu as competências para estabelecer políticas de saúde no enfrentamento à pandemia. A União, ao contrário do que o presidente diz, não foi excluída da coordenação.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.