Rodapé – Um café de notícias para começar o dia bem informado (27/04/21)

MORDEDURAS EM LIMEIRA
A Prefeitura de Limeira informou à vereadora Tatiane Lopes (Podemos) que, entre os anos de 2017 e 2020, foram apreendidos 58 animais por mordeduras. Os animais ficam mantidos por 10 dias para observação de comportamento. Depois, podem ser resgatados por seus proprietários, encaminhados para a adoção, ter morte natural ou serem eutanasiados (para encaminhamento de material para o Instituto Pasteur). Na resposta ao requerimento da parlamentar, o Executivo informou que nenhum caso positivo de raiva animal foi confirmado no mesmo período.

ESPOROTRICOSE FELINA
Na mesma resposta à Tatiane, o secretário municipal de Saúde, Vitor Santos, informou que, no mesmo período, houve um caso confirmado de esporotricose felina. É uma doença crônica e esporádica causada por um fungo presente no solo e na vegetação. Pode afetar várias espécies de animais e ainda pode ser transmitida ao ser humano. A orientação para o caso confirmado de esporotricose, segundo a pasta da Saúde, é a eutanásia do animal positivo e o descarte em local apropriado.

DINHEIRO PARADO
Em outro requerimento formulada pela mesma Tatiane Lopes (Podemos), que tem a causa animal como bandeira, a Secretaria de Meio Ambiente também informou o valor em conta do Fundo Municipal de Defesa dos Direitos dos Animais (FMDDA). Atualmente, estão disponíveis R$ 37.620,86, segundo a Encarregada de Proteção e Bem-Estar Animal, Mariele Cristina da Silva. Ela relatou que, até o momento, não houve nenhuma utilização desse valor.

RESGATE DE MARITACA
O Pelotão Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de Limeira, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros se mobilizaram, no último sábado (24/04), para resgatar uma maritaca, presa havia dois dias em uma árvore na Avenida Campinas. Ela estava emaranhada em linhas no galho da árvore a 12 metros de altura. Após o resgate, que contou com uma força tarefa especial, com uso de escada, cordas e motosserra para corte do galho, a ave foi encaminhada ao zoológico municipal para cuidados veterinários. Posteriormente, ela deverá ser devolvida ao seu habitat. A maritaca teve ferimentos na pata e luxação.

TAPA-BURACO
A Prefeitura de Iracemápolis concluiu o processo de licitação para a contratação de empresa que fará o serviço de tapa-buraco nas ruas da cidade. O próximo passo é a assinatura do contrato. Depois, é emitida a ordem de serviço. A projeção da Coordenadoria de Planejamento é que as ruas comecem a receber os serviços em maio. O valor, porém, não foi divulgado. Empresa vencedora da licitação é a Projecon – Projetos e Construção Civil.

POUCO RECURSO
A assinatura do contrato do tapa-buraco deve ocorrer ainda nesta semana, segundo a Prefeitura de Iracemápolis. O trâmite para a licitação iniciou nas primeiras semanas de janeiro. “Entendemos a necessidade de um tapa-buracos e, desde o começo de nossa administração, trabalhamos por isso. Encontramos inúmeras dificuldades como a falta de recursos, por exemplo. Porém, pouco a pouco, estamos avançando e essa será mais uma conquista para todos nós”, informou a prefeita Nelita Michel, em nota.

ÔNIBUS NA ZONA RURAL
Hélder do Táxi (MDB), que votou pela aprovação do Plano de Mobilidade Urbana na Câmara Municipal, quer mais detalhes sobre o planejamento do transporte coletivo na zona rural. Por meio de indicação, o parlamentar questiona se haverá aumento no número de linhas na região, quais os trajetos e se haverá uma extensão da linha 10 por mais 3 km, de modo que chegue na bifurcação das estradas rurais LIM-117 e LIM-330, no bairro dos Frades. Segundo o vereador, a população da zona rural é a que mais sofre com a distância percorrida para chegar até os pontos de ônibus.

HORÁRIO MAIS CURTO
As 82 unidades do Poupatempo, entre elas a de Limeira, retomaram os atendimentos presenciais ao público. Neste momento, para evitar aglomerações, por conta da pandemia, os serviços oferecidos são aqueles que não podem ser feitos nas plataformas digitais, como emissão de RG, transferência interestadual e a mudança na característica de veículos, por exemplo. Para ser atendido é obrigatório agendamento prévio pela internet. Até sexta-feira, durante a Fase de Transição do Plano São Paulo, o horário de abertura das unidades será diferenciado: das 11h às 17h ou das 11h às 19h, dependendo de cada unidade.

GRUPOS PRIORITÁRIOS
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta segunda-feira (26/04) que a inclusão de determinados grupos por decisão de estados e municípios no programa de vacinação contra a covid-19 tem atrapalhado o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. “Se nós respeitássemos o Programa Nacional de Imunizações conforme pactuado na [reunião] tripartite [União, estados e municípios], ele seria melhor. É até um apelo que eu faço. Nós sabemos que, no afã de contribuir com a vacinação, às vezes, se pressiona para botar um grupo prioritário ou outro. Todos têm razão em querer ter a vacinação o mais rápido possível, mas, às vezes, isso atrapalha o nosso PNI”, afirmou em audiência pública da Comissão Temporária da Covid-19 no Senado.

COBRARAM O BÁSICO
Nesta mesma audiência, senadores cobraram o reforço da campanha sobre prevenção e combate à pandemia, com incentivo ao uso de máscaras e ao distanciamento social. De acordo com a senadora Kátia Abreu (PP-TO), o governo federal gastou a maior parte do dinheiro destinado a campanhas publicitárias de enfrentamento à Covid-19 na divulgação de medidas econômicas, e não em informações sobre prevenção da nova doença. Segundo a Agência Senado, ela pediu um relatório detalhado sobre o número de inserções das peças publicitárias nos veículos de comunicação e redes sociais, com informações sobre o conteúdo veiculado. 

DISPENSA DE FREQUÊNCIA
O Projeto de Lei 2191/20 dispensa os estudantes do controle de frequência em razão da pandemia do novo coronavírus. Ao mesmo tempo, autoriza as escolas a realizar exames de proficiência para fins de aprovação e promoção escolar. A proposta em tramitação na Câmara dos Deputados insere dispositivos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. A medida valerá enquanto persistir no País a situação de emergência em saúde pública prevista na Lei 13.979/20. “O projeto faculta o ensino domiciliar, para que as famílias que assim desejarem e tenham condições de fazê-lo possam manter os filhos em distanciamento social por mais tempo do que aquele determinado localmente por prefeitos e governadores”, disse o autor da proposta, deputado Mário Heringer (PDT-MG).

CAMPANHA SOBRE O AUTISMO
A Câmara Municipal de Limeira, por meio da Escola Legislativa Paulo Freire, realiza a Campanha de Conscientização e Orientação sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), em atendimento à resolução de autoria do ex-vereador Toninho Franco. O objetivo é oferecer informações básicas sobre o TEA e, para tanto, a Escola Legislativa convidou a psicóloga especialista em autismo Maria Elisa Granchi Fonseca para tratar do assunto. Por meio de um vídeo disponível nas redes sociais do Legislativo, a especialista traz informações sobre o que é o autismo, possíveis causas, como é feito o diagnóstico, o que fazer caso alguém próximo receba a confirmação do diagnóstico e se existe tratamento.

VIU NAS REDES?

“Ontem [domingo] final de tarde saí para minha caminhada (sozinho e de máscara o tempo todo). Passei pela rua 13 de Maio, Av. Piracicaba e Av. Saudades. O que vi foi assustador. Como se não houvesse amanhã, bares lotados, aglomeração, máscara inexistente. Música ao vivo e pessoas berrando junto, espalhando aerossóis para todos os lados. Esperem 15 dias para ver. Essa pequena melhora deve ir por água abaixo. A irresponsabilidade é impressionante. Pior que são pessoas esclarecidas, com acesso à informação. Triste demais ver isso. Vamos continuar lutando para que não haja desassistência para ninguém. Embora alguns não mereçam…”

Médico Danilo Gullo Ferreira, em mensagem publicada nas redes sociais nesta segunda-feira, a respeito de aglomerações em bares no primeiro final de semana permitido para as atividades

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.