Rodapé – Um café de notícias para começar o dia bem informado (25/07/21)

IDENTIFICAÇÃO NA BOA VISTA
Em resposta ao vereador Dr. Júlio César Pereira dos Santos (DEM), a Prefeitura de Limeira informou que já fez o levantamento de placas de nomes de rua no bairro da Boa Vista e 84 estão em processo de diagramação e envio para confecção, para substituir ou instalar na região. Em breve, as ruas receberão os novos modelos.

RENOVAÇÃO CONSTANTE
No mesmo ofício, o Executivo limeirense informou que, até o momento, já instalou 257 novas placas com nomes de rua neste ano. E um novo lote de 204 placas já está em processo de finalização de levantamento e fabricação, segundo ofício assinado pelo secretário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Oliveira.

FALTA GENTE
Ao ser indagado pelo vereador Waguinho da Santa Luzia (Cidadania) das razões de não haver um guarda civil municipal em cada escola municipal, o secretário de Segurança Pública de Limeira, Wagner Marchi, respondeu que não há efetivo. A cidade tem 82 escolas e, caso fosse inserido um GCM em cada unidade, em regime de escalas, seriam necessários 328 GCMs, o que ultrapassa todo o efetivo da corporação, incluindo os que auxiliam as demais forças de segurança locais.

HIGIENE BUCAL
A Secretaria Municipal de Saúde distribuiu, na última semana, kits de higiene bucal a 40 escolas da rede. Cada kit contém escova, creme e fio dental. A iniciativa ocorre periodicamente e é voltada a crianças de 6 a 12 anos, que frequentam do 1º ao 5º ano escolar. Só neste ano, serão entregues 13.123 kits. Uma equipe de dentistas percorre as unidades para orientar às crianças sobre o processo de higienização bucal.

TRÊS DÉCADAS
A Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência completou, neste sábado (24/07), três décadas. Criada para assegurar a inclusão no mercado de trabalho, a lei garante hoje o emprego de 500 mil pessoas com deficiência em todo o país. O direito está previsto no artigo 93 da Lei 8.213/91, que definiu os benefícios da Previdência Social. O dispositivo determinou que empresas com mais de 100 empregados devem destinar vagas para beneficiários reabilitados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e pessoas com deficiência. A reserva legal para firmas com até 200 empregados é de 2%; de 201 a 500 (3%); 501 a 1.000 (4%); mais de 1.001 (5%). A multa para o descumprimento pode chegar a mais de R$ 200 mil.

ÁLCOOL 70% EM PEDÁGIOS
O Projeto de Lei 2083/21 exige a afixação de dispensadores e a disponibilização de álcool na concentração de 70% nas cabines de pedágio por concessionárias de rodovias. O texto está em tramitação na Câmara dos Deputados. “A pandemia de Covid-19 trouxe à tona, talvez como nunca até então, a importância da higienização das mãos com água e sabão ou, quando não for possível, com o uso constante de eficiente antisséptico, como o álcool 70%”, afirmou o autor da proposta, deputado Da Vitoria (Cidadania-ES). Conforme o texto, o dispensador de álcool 70% deverá ser instalado próximo à abertura da cabine pela qual o condutor faz o pagamento do pedágio usando cédulas ou cartões, segundo a Agência Câmara.

CAUSA E EFEITO
O encerramento de contrato entre o laboratório indiano Bharat Biotech, fabricante da vacina Covaxin, e a empresa Precisa Medicamentos, que atuou como intermediária junto ao governo brasileiro, repercutiu nesta sexta-feira (23/07) entre os senadores. Conforme a Agência Senado, eles viram a decisão como resultado da CPI da Pandemia, que investiga denúncias de corrupção na venda da vacina. O laboratório indiano apontou como falsos documentos apresentados pela intermediária. A Precisa, cuja diretora Emanuela Medrades já depôs à CPI, voltou a negar irregularidades.

LIVRE ACESSO
O Projeto de Lei 2029/21 quer proibir a cobrança de assinatura mensal ou diária para acesso a notícias de caráter público na internet. Conforme a Agência Câmara, a proposta acrescenta a medida ao Marco Civil da Internet. O texto, do deputado Bosco Costa (PL-SE), tramita na Câmara dos Deputados. O parlamentar lembra que, entre os princípios que regem a rede de computadores, estão a acessibilidade, a universalidade e a igualdade, além da justiça social. Daí a importância de garantir o livre acesso a informações relativas aos direitos dos cidadãos. Bosco Costa observa que recentemente, entretanto, a leitura de jornais online tem sido condicionada ao pagamento de assinatura, assim como blogs e revistas eletrônicas.

REFORÇO NA PM
O governador João Doria nomeou 1.387 soldados de 2ª classe aprovados em concurso público. As nomeações foram publicadas na edição deste sábado (24) do Diário Oficial do Estado. A próxima etapa será a posse dos nomeados, o que deve ocorrer dentro de 15 dias. Em seguida, os soldados iniciarão o Curso Superior Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública, na Escola Superior de Soldados, com um ano de duração. Após a formação, os novos policiais serão designados para reforçar o policiamento preventivo e ostensivo de todo o Estado.

VIU NAS REDES?
“Não existe espaço para não realizar eleições em 2022. O povo tem direito a escolher seus governantes. Quem ganha a eleição, assume. Quer perde, tem direito a fazer oposição. Simples assim. Ganhar ou perder eleição depende da competência do candidato ou de quem está no governo. Democracia sim, ditadura jamais”

Prefeito Adinan Ortolan, em mensagem nas redes sociais na qual critica o aviso dado pelo ministro da Defesa, general Braga Netto, no sentido de que, sem voto auditável, a disposição das Forças Armadas é não ter eleição no ano que vem; o general negou ter dado o recado.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.