Rodapé – Um café de notícias para começar o dia bem informado (24/07/21)

AUTORIZAÇÃO PENDENTE
A Prefeitura de Limeira informou, no final de junho, à Justiça que o pedido de autorização para coleta sorológica das capivaras do Parque Ecológico do Jd. do Lago está pendente na Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Após o aval, o Município vai encaminhar o pedido à Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) para orientações sobre o inquérito sorológico determinado pela Justiça dentro da ação civil pública em que a Associação dos Moradores do Jardim Aeroporto pede a remoção dos animais, por riscos de febre maculosa.

ATENÇÃO BÁSICA
Iracemápolis está entre as cidades reconhecidas, pelo Ministério da Saúde, pelas iniciativas adotadas no enfrentamento à pandemia de Covid-19. O certificado foi recebido pelo coordenador da Saúde, Juvenal Baptistella Chiochetti. São 225 cidades em todo país a serem contempladas. A homenagem condecora os municípios que estão trabalhando pelo fortalecimento da Atenção Primária (APS). Além disso, reconhece o esforço dos profissionais de saúde em todo o país.

URGÊNCIA
O vereador Claudinho Cosenza (PSDB) apresentou requerimento na Câmara Municipal de Iracemápolis em que pede a inclusão, na pauta de votação da próxima segunda-feira (26/07), da moção de apelo ao presidente Jair Bolsonaro para que vete o “fundão” eleitoral de quase R$ 6 bilhões aprovado pelo Congresso Nacional. Bolsonaro já deu sinais de que pode vetar o valor. Claudinho liderou a apresentação da moção, que foi assinada por todos os vereadores.

CONECTE SUS
Sérgio Balthazar, vereador do PT em Cordeirópolis, protocolou indicação pedindo que a Secretaria de Saúde promova, nas redes sociais, uma campanha de orientação para os moradores aderirem ao aplicativo “Conecte SUS”. Segundo o parlamentar, o aplicativo traz e trará informações relacionadas à saúde do cidadão, pois está integrado à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), com celeridade ao acesso a atendimentos e informações, como a carteira de vacinação, entre outros. Documento será enviado ao Executivo.

SEDE DA PATRULHA
Na manhã desta sexta-feira (23/07), o prefeito de Cordeirópolis, Adinan Ortolan, e a vice Fátima Celin visitaram as instalações da nova sede da Patrulha Mirim de Cordeirópolis, concluída recentemente. Atual vice-presidente e primeiro patrulheiro da história da Patrulha, José Roberto Minatel mostrou, com orgulho, a compra de 14 notebooks que serão utilizados nos próximos dias.

PLANO PARA A VOLTA
Mariana Tamiazo
e Anderson Hespanhol, o Pique, vereadores de Cordeirópolis pelo Cidadania, estiveram na Secretaria Municipal de Saúde em reunião com a secretária Jordana Cassetario e a diretora de média e alta complexidade, Kelen Cristina Rampo Carandina. O objetivo foi auxiliar na elaboração de um plano operacional de trabalho para equalizar os atendimentos que ficaram comprometidos durante a pandemia.

DIVISÃO ESPECIALIZADA
Na visita que fez à capital na terça-feira, a vereadora Tatiane Lopes (Podemos) se reuniu com o delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Ruy Ferraz Fontes, e apresentou demandas da causa animal. A parlamentar entregou um ofício no qual solicita a criação, em Limeira, de uma divisão especializada em investigação de crimes de maus-tratos aos animais. Segundo a vereadora, nos últimos anos houve aumento de casos de violência contra animais e uma estratégia de combate a esses crimes domésticos é a criação, dentro das delegacias, de uma divisão específica para investigar essas ocorrências. O deputado estadual Murilo Félix (Podemos) acompanhou a visita.

CARAVANA PARA BRASÍLIA
O Sindeguarda Limeira organiza uma caravana para Brasília com o objetivo de participar da manifestação que ocorre no próximo dia 3 de agosto, em protesto à Reforma Administrativa (PEC 32), com saída prevista na tarde de 2 de agosto e retorno na manhã do dia 4. Interessados devem entrar em contato com o sindicato presencialmente e/ou pelos telefones abaixo, deixando seu nome completo, RG, CPF e telefone para contato, até o dia 1º. Telefones (19) 3702-3071/3442-3957/99200-5133.

TESTES EM PLANOS DE SAÚDE
O Projeto de Lei 2049/21 inclui na Lei da Vacina a realização, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e dos planos de saúde, de teste de anticorpos neutralizantes da Covid-19. Pelo texto, os casos a serem abrangidos pela proposta serão definidos posteriormente em regulamento. A proposta, do deputado Edilázio Júnior (PSD-MA), tramita na Câmara dos Deputados. O autor justifica a matéria com a ocorrência de casos em que a pessoa que recebeu a vacina contra a Covid-19 não desenvolveu anticorpos neutralizantes, mesmo após a administração de duas doses de vacina. A preocupação dele é com idosos e pacientes com comorbidades.

PROJETO VETADO
O presidente Jair Bolsonaro vetou integralmente o Projeto de Lei 4113/20, que previa o repasse de pelo menos 70% dos recursos previstos para parcerias com o terceiro setor durante a pandemia de Covid-19, segundo a Agência Câmara. O texto vetado busca evitar que as verbas para essas organizações sejam congeladas ou interrompidas. Segundo o Ministério da Economia, a proposta cria despesas obrigatórias sem apresentar a estimativa dos impactos orçamentário e financeiro, infringindo assim o teto de gastos (Emenda Constitucional 95), a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) atualmente em vigor.

POPULAÇÃO DE RUA
O Estado de São Paulo terá um plano estratégico para ações envolvendo a população em situação de rua, com metas, financiamento e estatística, além de auxílio aos municípios na adoção de políticas públicas para o grupo envolvendo instituições como Defensoria e Ministério Público. O plano está previsto na Lei 16.544/2017, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. As secretarias de Estado de Desenvolvimento Social e da Justiça e Cidadania preparam, em conjunto, um decreto para a criação do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Estadual de Atenção Específica para a População em Situação de Rua.

A ORIGEM
A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu nesta sexta-feira que todos os países trabalhem juntos para investigar as origens do coronavírus que causa a Covid-19, um dia depois de a China rejeitar planos para mais checagens a laboratórios e mercados em seu território. Os primeiros casos de covid-19 em humanos foram registrados na cidade de Wuhan, região central da China, em dezembro de 2019. A China várias vezes rechaçou teorias de que o vírus vazou de um laboratório. Este mês, a OMS propôs que as investigações na China prosseguissem, mas o vice-ministro da Comissão Nacional de Saúde do país, Zeng Yixin, disse na quinta-feira que não aceitaria a proposta como ela foi apresentada.

VIU NAS REDES?
“Eu sou do Centrão. Eu fui do PP metade do meu tempo. Fui do PTB, fui do então PFL. No passado, integrei siglas que foram extintas, como PRB, PTB. O PP, lá atrás, foi extinto, depois renasceu novamente”

Presidente Jair Bolsonaro, em entrevista a uma rádio, ao ser questionado sobre a nomeação do senador Ciro Nogueira (PP-PI) na Casa Civil

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.