Rodapé – Um café de notícias para começar o dia bem informado (01/08/21)

MÃOS AMIGAS
Para prestar assistência aos estudantes em situação de vulnerabilidade, o Colégio Técnico de Limeira (Cotil/Unicamp) lançou a campanha Mãos Amigas. As pedagogas Carolina Cechella Philippi e Camile Lanza de Paula explicam que chegaram ao conhecimento da Associação de Pais e Mestres (APM) e do Departamento Sociopedagógico diversas situações de estudantes do Cotil que precisam, principalmente, de itens de alimentação e de higiene pessoal. A doação em dinheiro pode ser feita por meio de depósito bancário (Banco Santander, agência 0013, Conta Poupança 60066691-6). É possível contribuir com cestas básicas ou produtos não perecíveis, além de computadores ou tablets, novos ou usados. Informações pelo WhatsApp: 19-998576726 ou 19-998131755. As doações de alimentos ou produtos podem ser feitas às terças e quintas-feiras, das 8h30 às 16h.

INVESTIGAÇÃO DE MAUS-TRATOS
A vereadora Tatiane Lopes (Podemos) participou na última quarta-feira da inauguração do primeiro Instituto Médico Veterinário Legal (IMVL), em São José do Rio Pardo (SP). O órgão foi criado com o intuito de dar suporte para as investigações de maus-tratos e também para a prevenção de crimes contra animais, tornando-se um marco para a causa animal. Ela acredita que, apesar de o IMVL ser em São José do Rio Pardo, Limeira pode se beneficiar dos serviços, já que os animais podem ser encaminhados para realização da autópsia.

CARAVANA CANCELADA
Devido à baixa adesão, o Sindeguarda Limeira e Região comunicou o cancelamento da caravana que organizava rumo à Brasília, para participação no evento de protesto à Reforma Administrativa (PEC 32), marcado para o dia 3 de agosto. Como a entidade arcaria com os custos da viagem, a baixa adesão inviabilizou a locação do ônibus e o sindicato preferiu não viajar.

CAÇA ILEGAL
A Lei 16.784/18, aprovada pela Assembleia Legislativa de São Paulo, endureceu o combate à caça ilegal no Estado. O número de autuações cresceu 23%, para 1.139 casos, na comparação com o mesmo período anterior à legislação. A lei, que proíbe a caça no Estado, leva em conta o abate, a perseguição e detenção dos animais, a captura seguida de eliminação ou eliminação direta afetando os recursos necessários para a vida animal, como abrigos. A multa para a infração desta lei é de R$ 4.363,50. Em caso de reincidência, o valor dobra, podendo chegar ao triplo se o animal for de uma espécie rara ou em extinção, ou realizada com algum instrumento que provoca destruição em massa, ou em áreas protegidas ou unidades de conservação.

ALERTA CONTRA PEDOFILIA
O Projeto de Lei 1.966/21 torna obrigatória, em aulas e cursos ministrados de forma não presencial, a divulgação de informes advertindo contra pedofilia, abuso, exploração sexual e tráfico de crianças e adolescentes. Segundo a proposta do deputado Zé Vitor (PL-MG), que tramita na Câmara dos Deputados, as mensagens deverão ser dirigidas a alunos do ensino infantil, fundamental e médio das redes pública e privada de ensino. O texto estabelece que o informe deverá ser produzido com linguagem adequada ao público-alvo da sala e ser exibido de maneira ostensiva e destacada, preferencialmente, antes do início das atividades.

LIVE CONSTRANGEDORA
Senadores criticaram, pelas redes sociais, live realizada pelo presidente Jair Bolsonaro em que ele voltou a dizer, sem apresentar provas, que houve fraude nas eleições de 2018. Para eles, segundo a Agência Senado, a transmissão ao vivo feita na noite de quinta-feira (29/07) foi “constrangedora”. E a classificaram como um “grave” ataque ao sistema democrático brasileiro. O presidente havia prometido apresentar durante a transmissão provas de que houve fraudes nas eleições de 2018, no entanto, voltou a exibir vídeos e teorias que circulam há anos pela internet e que já foram desmentidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

CORONAVAC PARA CRIANÇAS
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu pedido do Instituto Butantan para ampliar a faixa etária de indicação da CoronaVac, vacina contra a Covid-19 desenvolvida em parceria com laboratório Sinovac. A empresa quer incluir o público de crianças e adolescentes na faixa de 3 a 17 anos de idade na bula da vacina. De acordo com a Anvisa, para incluir novos públicos na bula, o laboratório responsável pelo imunizante precisa conduzir estudos que demonstrem a relação de segurança e eficácia para determinada faixa etária. Até o momento, a única vacina para covid-19 aprovada para menores de 18 anos no Brasil é a da Pfizer.

JURIDIQUÊS MAIS FÁCIL
O famoso “juridiquês” está sendo substituído por uma linguagem mais simples e acessível no trato com os usuários do Poder Judiciário, segundo o CNJ. Essa e outras adaptações – como o uso de ferramentas tecnológicas mais populares, a satisfação do usuário e a transparência nos dados – têm sido implementadas pelos tribunais brasileiros a fim de fortalecer o relacionamento institucional do Judiciário com a sociedade. Até 2022, o CNJ deve aplicar a primeira pesquisa de avaliação do Poder Judiciário.

TRE DE VOLTA
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) determinou a retomada gradual dos trabalhos presenciais na sede e nos cartórios eleitorais. O atendimento ao público segue realizado pela internet. A eleitora ou o eleitor que precisar de atendimento deve continuar utilizando a ferramenta Título Net, disponível no site. Os prazos dos processos físicos voltam a correr a partir do dia 9 de agosto e as advogadas, advogados ou Ministério Público permanecem com contato preferencialmente pelo e-mail da zona eleitoral (processos em 1º grau), pelo sjatende@tre-sp.jus.br (para processos no 2º grau) e ou por meio do Balcão Virtual.

VIU NAS REDES?
“Toda a nossa cultura das artes sofre um ‘cala boca’, mas vamos renascer, tenho certeza. Nós temos certeza. Das cinzas, vamos renascer. É segredo o eterno retorno, das artes, então? Um País não existe sem cultura ligada às artes”

Fernanda Montenegro, atriz, em vídeo divulgado nas redes sociais após o incêndio no prédio da Cinemateca, na última quinta-feira.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.