Rio Claro vai multar em R$ 180,73 quem lavar calçada durante a estiagem

O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (DAEE) de Rio Claro vai multar quem for flagrado desperdiçando água. A medida foi publicada no Diário Oficial de sexta-feira (17/09) por conta da atual estiagem, considerada por especialistas como a pior crise hídrica dos últimos 90 anos.

“Nossos mananciais estão com níveis de água muito abaixo da média, o que exige a colaboração de todos na utilização da água tratada, usando somente para fins prioritários, como higiene, saúde e alimentação”, diz o prefeito Gustavo Perissinotto.

De acordo com o monitoramento do DAAE, o Ribeirão Claro, vinculado à Estação de Tratamento de Água (ETA 1) que abastece 40% da cidade, opera atualmente com 30% do seu volume total e o rio Corumbataí, vinculado à ETA 2, responsável pelo abastecimento dos outros 60%, está com a metade da sua capacidade total.

Com isso, ficou estabelecida a proibição do uso de água tratada para lavagens de calçadas, passeios públicos, quintais, imóveis e veículos, tanto no âmbito residencial como comercial (exceto nos estabelecimentos onde esta seja sua atividade econômica, como lava-rápidos e postos de gasolina, desde que tenham equipamentos adequados que reduzam o volume de água). Também não será permitida a irrigação de jardins e uso em piscinas.

Ao verificar o uso inadequado ou o desperdício de água tratada, o município estará autorizado a advertir o munícipe, anotando o dia e o horário da ocorrência, registrando a notificação. Constatada reincidência, será aplicada ao infrator, uma multa no valor de 50 unidades fiscais do município (UFM), equivalente a R$ 180,73, que será cobrado na fatura de água e esgoto do mês vigente.

Munícipes também podem denunciar, de forma anônima, desperdícios de água pelo telefone 153, da Guarda Municipal, e na Central de Atendimento do DAAE, no telefone 0800-505-5200. A validade do decreto se estende até o feriado do dia 15 de novembro, porém, poderá ser prorrogado pelo mesmo prazo caso a situação ainda esteja.

De acordo com o DAAE, lavar calçadas com mangueira é uma das ações que mais consomem água. Apenas um minuto com a mangueira aberta consome 18 litros, ou seja, em 15 minutos, são desperdiçados cerca de 270 litros de água. Nesse tipo de situação, a orientação é para que as limpezas sejam feitas apenas com vassouras, para evitar desperdícios.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.