por Reginaldo Costa
Escolher o regime tributário ideal é um desafio enfrentado por muitos empresários. A boa notícia é que existe uma solução: o planejamento tributário.
A escolha entre o Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real deve ser feita após um estudo cuidadoso das características da empresa e análise das possibilidades legais. Para isso, o cálculo do lucro, o faturamento, a margem de lucro, a atividade da empresa e até mesmo a localização da mesma são variáveis importantes.
Realizar uma análise comparativa entre os regimes é uma estratégia útil. Isso pode ser feito através do “cálculo do ponto de equilíbrio tributário”, que é o valor de faturamento onde o total de impostos pagos será o mesmo em qualquer dos regimes tributários.
Lembre-se, escolher o regime tributário não é tarefa simples. Para uma decisão acertada e que permita a redução da carga tributária dentro da legalidade, é imprescindível o acompanhamento de um profissional do Direito.
Reginaldo Costa é advogado e sócio-fundador do escritório Reginaldo Costa Advogados Associados, atuante nas áreas cível, direito do consumidor, direito de família, empresarial, administrativo, entre outros. É especializado em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Presbiteriana Mackenzie
Os artigos assinados representam a opinião do(a) autor(a) e não o pensamento do DJ, que pode deles discordar
Deixe uma resposta