Queimadas em Limeira crescem 15% e já consumiram o dobro de áreas verdes em 2021

De janeiro a setembro de 2021, Limeira registrou 74 notificações de incêndios. É um crescimento de 15,6% em relação aos 64 registros no mesmo período do ano passado, conforme balanço disponibilizado nesta quarta-feira (06/10) pela Secretaria de Segurança Pública. Julho foi o pior mês, com 27 ocorrências de incêndios, que correspondem a 36% do total.

Locais com grande incidência de queimadas estão sendo monitoradas com o auxílio de drone, como o bairro Geada e a Marginal Tatu. O trabalho é feito pela Guarda Civil Municipal (GCM), que repassa as informações ao Pelotão Ambiental e à Defesa Civil.

“O monitoramento é importante para prevenir a ocorrência de queimadas ou evitar que um pequeno foco transforme-se em um grande incêndio”, disse o secretário Wagner Marchi. Só neste ano, as queimadas devastaram 536,8 mil metros quadrados de áreas verdes – mais que o dobro da área atingida nos nove primeiros meses do ano passado, quando o fogo consumiu 246,8 mil metros quadrados de vegetação.

Denúncias de queimadas intencionais podem ser feitas à GCM pelo telefone 153. Em caso de incêndios, é preciso acionar a Defesa Civil, pelo telefone 199.

Os incêndios aumentam consideravelmente nesta época de estiagem, segundo Marchi, tanto por causas naturais quanto criminosas. Ele lembra que o fogo não controlado na vegetação pode provocar a morte de animais silvestres, além de aumentar a poluição do ar e o risco de acidentes à população. “Colocar fogo em áreas verdes ou terrenos baldios é uma prática que incorre em crime ambiental”, disse.

De acordo com o diretor de Licenciamento, Fiscalização e Áreas Verdes, da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, Rogério Mesquita, a fiscalização é feita com base no Código Municipal de Meio Ambiente (Lei 650/12). A multa varia de 60 a 5 mil Ufesps. A lei federal de crimes ambientais (9.605/1998) ainda prevê reclusão de 2 a 4 anos e multa para quem provocar incêndio em mata ou floresta.

Foto: Prefeitura de Limeira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.