Prometida por Doria para hoje, Limeira aguarda vacinas autorizadas para aplicar dose extra

O governador João Doria (PSDB) anunciou para esta segunda-feira (6) o início da aplicação da dose adicional de vacinas contra Covid-19 nos idosos e adultos imunossuprimidos. No entanto, em Limeira, de acordo com o secretário municipal de Saúde, Vitor Santos, a programação para este público do Ministério da Saúde é a partir do próximo dia 15. “Quem compra as vacinas é o MS e quem autoriza o tipo de vacina é a Anvisa. Desse modo, chegando as vacinas autorizadas, o mais rápido possível, colocamos no braço das pessoas”, informou ao DJ.

Cidades da região, como Araras, começam a aplicar a dose de reforço a partir de amanhã (7), e começará com os que têm mais de 85 anos e que tenham tomado a segunda dose Coronavac há pelo menos 6 meses, entre 3 e 11 de março.

Em Limeira, o secretário informou que se as vacinas autorizadas chegarem antes do dia 15, as aplicações da dose extra serão iniciadas. “Não vamos entrar nessa disputa de quem vacina primeiro. Vamos seguir agindo tecnicamente. Chegou, aplicamos. Qual vacina? A que estiver autorizada pela Anvisa, seguindo os critérios de idade e de profissionais da linha de frente na saúde”, disse.

O governo de São Paulo informou que a decisão de incluir o grupo de 60 a 69 anos foi embasada em recomendação do Comitê Científico após análise de trabalhos e as experiências ao redor do mundo dos indicadores da pandemia, especialmente entre idosos, que ainda figuram entre as principais vítimas fatais da COVID-19. Embora representem atualmente 15,2% do total de casos na pandemia, eles prevalecem entre aqueles que desenvolvem quadros graves e evoluem à óbito, com 66,76% do total. A maior proporção de óbitos afeta justamente na faixa etária de 60 a 69, com 24,3% do total geral.

Foto: Adilson Silveira/Prefeitura de Limeira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.