Projeto de Resolução, de autoria do vereador Everton Ferreira (PSD), presidente da Câmara de Limeira (SP), protocolado no último dia 7, quer instituir no Município o “Troféu Maria Soldado” a ser concedido a mulheres limeirenses “que, por sua vida ilibada e suas reconhecidas e nobres atividades, ostentam qualidades que permitem à sociedade identificá-las como verdadeiras guerreiras”.
Se aprovado, o “Troféu Maria Soldado” será concedido anualmente, sempre no mês de julho, em sessão solene. Cada vereador deverá indicar à presidência do Legislativo uma mulher guerreira para ser homenageada.
Na justificativa, o parlamentar lembra que Maria Soldado nasceu em Limeira no ano de 1885. “Maria Soldado era filha de escravizados, trabalhou como cozinheira e, dona de uma personalidade combativa, participou ativamente da Revolução Constitucionalista de 1932 ao assumir um posto, de fato, até então impensável para as mulheres: sair da posição de atuação na retaguarda [costurando uniformes e/ou cozinhando], para, nas trincheiras, empunhar armas e lutar diretamente naquele combate, em um setor onde esse conflito foi mais intenso”.
Conforme o vereador, a limeirense Maria Soldado é, sem dúvida, exemplo de um espírito aguerrido, pronto a defender os ideais em que acredita, e modelo de vigor a ser seguido pelas mulheres que em Limeira enobrecem nossa terra com suas ações voltadas ao bem comum, à defesa da vida e aos valores democráticos. “Maria Soldado foi uma guerreira de fato, inegável defensora de ideais constitucionais, razão maior de sua luta na linha de frente na Revolução Constitucionalista de 1932, para a qual os paulistas de nascimento e de adoção foram chamados a lutar pela imediata constitucionalização do País, criando-se as denominadas “forças revolucionárias”, que, armadas, enfrentaram as tropas do Governo Federal”.
O projeto deverá seguir os trâmites legislativos antes de ser submetido à votação do plenário.
Foto: Reprodução/Divulgação Alesp
Deixe uma resposta