Professora pede apoio do poder público de Limeira para projeto de combate ao abuso sexual infantil

A professora universitária e educadora sexual Viviane Bastelli Paroli esteve na Câmara de Limeira e também na Secretaria de Saúde para pedir apoio à implantação de projeto que visa combater a exploração e o abuso sexual infanto-juvenil. Hoje, 18 de maio, é Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e ela pede atenção das autoridades.

A educadora lembra que o Instituto Liberta definiu o tema como a causa do ano. “A pandemia exarcebou essa realidade lamentável praticada contra esse público vulnerável, que ainda está em construção como pessoa”.

De acordo com ela, é inaceitável continuar um assunto tabu a violência sofrida por mulheres, adolescentes e crianças em ambientes domésticos e fora dele. “O Brasil é o quarto país do mundo em casamento infantil. Meninos e meninas são vítimas de estupro e, dependendo do lugar que ocupam, são ainda mais desprotegidos”.

De acordo com ela, a proposta é trabalhar o tema com adultos, ou seja, pais, avós e educadores, para que estes estejam mais capacitados a educar os jovens sobre o assunto. “Trabalho com alunos do ensino superior e percebo cidadãos com falta de conhecimento científico sobre a sexualidade”, explicou. A professora deverá usar a Tribuna Livre para abordar o tema.

“É urgente normalizar debates sobre assuntos tabu como esse. A ONU e a OMS sugerem até 2030 a prática de educação sexual no mundo todo”.

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.