Prefeitura de Iracemápolis decide transferir ecoponto para novo endereço

A Prefeitura de Iracemápolis vai alterar o local do ecoponto. A decisão foi informada pelo coordenador de Meio Ambiente e Agricultura, Rodrigo Valdanha, em ofício enviado no início de maio a seis vereadores.

Em abril, os vereadores da bancada independente – Jean Ferreira, Claudinho Cosenza, William Mantz, Alaílson Gonçalves Rios, Valdenito Almeida e Carlos Eduardo de Souza Silva, o Payuka da Música, questionaram a Prefeitura sobre estudos para rever a quantidade diária de metros cúbicos que o município pode depositar no ecoponto, bem como se havia planejamento para que a empresa responsável pela retirada dos materiais ampliasse a quantidade removida.

Segundo o Executivo, está em fase de elaboração o termo de referência e o edital para a alteração do ecoponto, assim como a implementação de novo modelo de gestão, que inclui estudo de quantidade. O novo local ainda está em estudos pela administração de Nelita Michel (PL).

Implementado na gestão de Fábio Zuza, o ecoponto da cidade funciona, desde setembro de 2017, na Rua José Carmo da Silva, no Parque Empresarial, às margens da Rodovia SP-151, próximo ao Senai. Ele substituiu dois antigos espaços que haviam se tornado uma espécie de “lixão” a céu aberto.

No espaço, a população pode depositar resíduos de construção civil e entulhos em geral, troncos e madeiras em geral, picados e sem pregos, resíduos domiciliar reciclável (“lixo seco”), móveis, estofados, eletroeletrônicos e eletrodomésticos, lâmpadas, pilhas, baterias e materiais recicláveis. Com o tempo, a retirada do volume depositado passou a ser problema.

Em março de 2021, já na administração de Nelita, a Prefeitura anunciou a reestruturação do ecoponto, envolvendo melhorias físicas no espaço, ampliação de ações de fiscalização e educação ambiental quanto aos itens que podem e não podem ser enviados ao local. Agora, foi decidida a transferência do ecoponto para um novo endereço.

Foto: Prefeitura de Iracemápolis/Arquivo

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.