Prefeito de Cordeirópolis, Adinan toma posse no Conselho da Federação em Brasília

O prefeito de Cordeirópolis, Adinan Ortolan, esteve em Brasília nesta quarta-feira (25/10) e tomou posse como membro titular do Conselho da Federação, que tem a missão de enfrentar os problemas dos entes federados – União, Estados, Municípios e Distrito Federal. A cerimônia foi conduzida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O órgão reúne, em sua composição, o presidente da República, vice-presidente e os ministros da Fazenda, Casa Civil, Relações Institucionais e Justiça, como representantes do governo federal. Pelos Estados, são seis governadores das regiões do País e, pelos municípios, seis prefeitos representando as entidades nacionais – entre eles está Adinan.

“É um conselho muito importante, tendo em vista que estaremos discutindo alguns aspectos, como a Reforma Tributária, a situação financeira dos municípios e dos Estados, mas também assuntos de médio a longo prazo, como a matriz energética, sustentabilidade, clima, condições da saúde e formação de professores”, relatou o prefeito de Cordeirópolis.

Instituído pelo Decreto 11.495, de 18 de abril de 2023, o colegiado tem como principal atribuição “subsidiar e promover a articulação, a negociação e a pactuação de estratégias e de ações de interesses prioritários comuns, com vistas ao desenvolvimento econômico sustentável e à redução das desigualdades sociais e regionais”.

Os 18 membros vão discutir todos os aspectos do pacto federativo nacional, como os detalhes da Reforma Tributária. A cerimônia de instalação foi comandada pelo presidente Lula, que deu posse em seguida à Adinan e aos demais membros. O vice-presidente Geraldo Alckmin, o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, governadores e autoridades dos poderes Legislativo e Judiciário marcaram presença.

Após a instalação, ocorreu a primeira reunião do colegiado, com a participação dos ministros Rui Costa (Casa Civil), Fernando Haddad (Fazenda) e Simone Tebet (Planejamento e Orçamento).

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.