Por 3 meses seguidos, Procon Limeira vê aumento de problemas com empréstimos

Os últimos três meses – junho, maio e abril – foram de aumento no número de atendimentos de pessoas em Limeira com problemas com instituições financeiras. E a maioria dos casos é relacionada a empréstimos consignados, sendo que parte não foi solicitada.

Estes casos não tratam-se de golpes, explica a coordenadora do Procon em Limeira, Mara Isa Mattos Silveira. Caso fossem, não teriam andamento no órgão, que precisa identificar os envolvidos na relação de consumo para dar andamento administrativo. Além disso, golpes envolvem crimes e precisam ser tratados no âmbito policial, a começar por registro de boletim de ocorrência.

Os casos de empréstimos consignados não solicitados registrados no Procon envolvem o aparecimento de dinheiro na conta do cidadão que, por algum motivo, seja falha de sistema ou outro, foi feito por uma instituição financeira. “Essas situações normalmente são resolvidas. Acionamos a instituição e auxiliamos com a devolução sem qualquer prejuízo. O problema poderá existir se a pessoa identificar que foi feito depósito na conta dela, sem que ela tenha solicitado, e usar o dinheiro. Isso já aconteceu. A orientação é: não utilize valores que eventualmente possam ter sido depositados estranhamente. É importante rapidamente tomar providências para a devolução, o que demonstra a boa fé”.

Mara Isa também conta que houve pessoas, de boa fé, que tiveram dificuldade para contatar a instituição financeira que fez o depósito e tentar a devolução.

Há também casos de pessoas que tiveram problemas com empréstimo consignado, que realmente foi solicitado. “Tem casos de quem não consegue mais honrar com as parcelas; ou que percebeu aumento abusivo de juros, enfim, por vários motivos. Nestes casos, também podemos acionar a instituição para discutir uma solução. Além disso, temos agora a lei do superendividamento com diversas previsões”.

Números do Procon Limeira sobre assuntos financeiros

Em abril, quando o Procon Limeira percebeu o aumento do atendimento relacionado a assuntos financeiros, foram registradas 25 orientações e outras 26 abertura de reclamações; um total de 51 atendimentos sobre o assunto, de 154 do total, que envolve todos os temas. Ou seja, um terço dos atendimentos de abril foi relacionado a questões financeiras.

Em maio, foram 62 atendimentos de assuntos financeiros, sendo 29 reclamações abertas, de um total de 185 em geral. No mês seguinte, em junho, foram 31 atendimentos de assuntos financeiros de um total de 124.

Descuido com dados pessoais deixa consumidor sem razão para reclamar de prejuízo

Mara Isa fez um alerta importante: “O Procon pode dar suporte em todas as situações de relação de consumo, mas se o prejuízo foi causado por falta de cuidado com os dados pessoais, dificilmente há o que fazer”. A advogada fala de senhas anotadas e com fácil acesso de outras pessoas; informações expostas em celular; falta de bloqueio nos aparelhos, que podem ser alvo de furto ou roubo e, mesmo quando o aplicativo pede código de segurança, o e-mail está no celular e o criminoso pode facilmente acessar.

Mara Isa lembra que, nestes casos, a instituição financeira dispôs de instrumentos de segurança, mas a falta de cuidado do consumidor pode levar a prejuízos, que possivelmente ele mesmo terá de arcar. “Todo cuidado é necessário para que o consumidor possa ter respaldo”.

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