Passarela do Lopes: Artesp defende projeto na Anhanguera em fases

O secretário de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura, Dagoberto Guidi, participou da reunião da Comissão de Obras e Serviços Públicos da Câmara de Limeira, na última quinta-feira (11/08), e apresentou novidades em relação ao processo para construção da passarela de travessia de pedestres sobre a Rodovia Anhanguera (km 134 + 630 metros), na altura do Bairro dos Lopes.

O secretário apresentou mensagem eletrônica enviada pelo diretor de Operações da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), Walter Nyakas Júnior, em 27 de julho. Conforme o dirigente da agência, o local “necessita de várias intervenções, além da implantação da passarela, com a finalidade de regularização dos acessos ali existentes, sendo estes de responsabilidade da Prefeitura e que devem também estar incluídos no planejamento municipal”.

“A CCR [Concessionária CCR AutoBAn] demonstrou que há possibilidade técnica de, em um primeiro momento, de forma emergencial, tratar somente a implantação da passarela. A Artesp, por meio da Diretoria de Investimentos, se incumbiu de oficiar ao secretário de Logística e Transportes para avaliação de atendimento a essa demanda, pois não é uma obrigação contratual da concessionária. Diante disso precisamos aguardar a tramitação e deliberação desse expediente”, escreveu.

Nyakas respondia mensagem anterior do secretário sobre a possibilidade de desmembramento do projeto, com construção apenas da passarela, excluindo outros equipamentos públicos de mobilidade, a fim de reduzir os custos. “O prefeito municipal entende não ser atribuição do município a solução do problema de segurança na travessia da rodovia, nem tampouco outras melhorias na mesma, embora não se negue a fazer parte do consórcio de recursos para execução da obra”, registrou Guidi em 20 de julho.

Ao avaliar a troca de mensagens, o secretário disse que entende que a Artesp assumiu um compromisso de dividir o projeto em fases e cobrar da concessionária que apresente alguma contrapartida. “O problema é nosso, mas a solução deveria ser da concessionária que arrecada rios de dinheiro nos pedágios. Mas, com essa pressão da própria Artesp, acredito que conseguimos evoluir”, disse.

Presidente da Comissão, o vereador Helder do Táxi questionou sobre a possibilidade de a Prefeitura construir a obra por conta própria. O secretário respondeu que acha injusto e incorreto que a passarela seja construída exclusivamente com recursos municipais. O vereador Waguinho da Santa Luzia criticou a falta de harmonia entre Prefeitura e o Estado, bem como a ausência de representantes da AutoBan e da Artesp na reunião.

Fonte: Câmara de Limeira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.