Para reforçar Outubro Rosa, vereadora de Limeira propõe Semana da Mamografia

Com o objetivo de reforçar as ações de conscientização entre as mulheres sobre a importância do exame preventivo de câncer de mama em Limeira, a vereadora Terezinha Guarnieri (PL) apresentou na última semana um projeto de lei para criar a Semana Municipal da Mamografia.

A ideia da parlamentar é instituir esta semana também em outubro – o período, porém, não foi especificado no texto da propositura.

Na justificativa, a parlamentar cita que o câncer de mama é uma das principais causas de mortes entre mulheres no mundo e também a doença que mais mata as brasileiras. “O tratamento só será eficaz se a doença for descoberta no início, e para isso é fundamental a realização da mamografia”, cita.

As mulheres devem fazer a primeira mamografia entre 35 e 40 anos e, após os 40 anos, o exame deve ser feito anualmente, de forma preventivo. A finalidade é identificar um tumor ainda não palpável, situação em que a possibilidade de cura é de mais que 95%. “Portanto, a única estratégia possível, utilizada nos países desenvolvidos é ainda a detecção precoce do tumor por meio da mamografia, comprovado cientificamente como o melhor diagnóstico de câncer de mama em estágio inicial.

O projeto tramita nas comissões da Casa e precisa avançar para ser levado em votação no plenário.

Foto: Câmara Municipal de Limeira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.