Nelita segue Estado e Iracemápolis decreta Fase Emergencial entre os dias 15 e 30 de março

A prefeita de Iracemápolis, Nelita Michel (PL), publicou decreto, nesta sexta-feira, em que adequa Iracemápolis às restrições que o Governo do Estado de São Paulo impôs a todos os municípios paulistas a partir de segunda-feira, dia 15, quando terá início a Fase Emergencial do Plano São Paulo de Enfrentamento à Covid-19.

O objetivo é frear o aumento de novos casos, internações e mortes pelo coronavírus e conter a sobrecarga em hospitais – Limeira atingiu hoje 100% dos leitos ocupados na UTI da Unidade de Referência Coronavírus (URC).

O Estado também determinou que a circulação de veículos e pedestres em vias públicas entre as 20h e 5h será permitida apenas em casos de urgência e emergência de saúde humana e animal, pessoas em trajeto de ida e volta ao trabalho, serviços de entrega (delivery), pessoas em execução de serviço de segurança pública ou privada, pessoas em exercício de serviço de transporte (quando comprovada a urgência e emergência relacionada a saúde humana e animal ou em trajeto de ida e volta ao trabalho).

As medidas valem até o próximo dia 30. A Prefeitura de Iracemápolis listou as atividades consideradas essenciais que poderão funcionar no período. São elas:

Saúde: clínicas, farmácias, clínicas odontológicas e estabelecimentos de saúde animal.

Alimentação: supermercados, açougues e padarias, lojas de suplemento, feiras livres (somente alimentação). É vedado o consumo no local.

Segurança: serviços de segurança pública e privada.

Comunicação social: meios de comunicação social executada por empresas jornalísticas e de radiodifusão sonora e de sons e imagens.

Setores Públicos de Assistência Social do Município

Construção civil e indústria: sem restrições.

Comércio de materiais de construção: deverão funcionar apenas com o sistema delivery (entrega) ou em sistema drive thru (entrega do produto no carro do cliente).

Serviços gerais: lavanderias, serviços de limpeza, manutenção e zeladoria, serviços bancários (incluindo lotéricas), assistência técnica de produtos eletroeletrônicos e bancas de jornais.

Restaurantes e lanchonetes: permitido apenas serviços de entrega (delivery) e retirada sem sair do carro (drive thru). É vedado o consumo no local.

Logística: oficinas de veículos automotores, transporte público coletivo, táxis, aplicativos de transporte, serviços de entrega e estacionamentos;Abastecimento: cadeia de abastecimento e logística, produção agropecuária e agroindústria, transportadoras, armazéns, postos de combustíveis.

Atividades religiosas presenciais: não serão permitidas, ficando permitida abertura dos templos apenas para atendimentos individuais.

Esporte: Ficam proibidas atividades esportivas coletivas profissionais e amadoras, como também fica proibida a abertura de academias.

Salões de cabeleireiro, manicures, clínicas de estética deverão permanecer fechadas dentro do período emergencial. Fica proibido o uso parques em Iracemápolis, bem como atividades em praças públicas ou espaços privados que causem aglomeração.

Os serviços administrativos das repartições públicas e do setor privado considerados não essenciais, como escritórios, deverão ser executados apenas em regime de teletrabalho – a Prefeitura voltará a publicar lista com e-mails e telefones para atendimento on-line.

Foto: Renata Reis/DJ

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.