Não tirei o título, e agora? Meu título está cancelado, o que faço?

Com o fim do prazo para o alistamento eleitoral na quarta-feira (4), o cadastro ficará fechado até a apuração do resultado das Eleições 2022. Os maiores de 18 anos que não tiraram o título e aqueles com a inscrição eleitoral cancelada que não regularizaram só poderão requerer o alistamento e a regularização a partir de novembro.

Durante esse período, para que essas pessoas possam exercer direitos que exigem a quitação eleitoral, elas podem solicitar a emissão de uma certidão circunstanciada. O documento comprova que o requerente não pôde ser atendido em razão de a legislação eleitoral estabelecer o fechamento do cadastro nos 150 dias que antecedem as eleições.

Para obter a certidão, entre em contato com o cartório eleitoral por e-mail ou WhatsApp, enviando documento de identificação e foto tipo selfie segurando o documento.

A certidão circunstanciada não permite o voto, devendo o eleitor, após as eleições, solicitar o título ou a regularização.

Continua disponível online a guia de pagamento de multas eleitorais. O eleitor pode quitar seus débitos via Pix ou cartão de crédito.

Em caso de dúvidas, é possível ligar para o número 148.

Dados do final do alistamento

Entre 22 de abril e 4 de maio, o total de alistamentos, transferências e revisões de dados registrado pela Justiça Eleitoral paulista foi de 619.548.

Nos dois últimos dias, terça (3) e quarta (4), os cartórios eleitorais do estado atenderam 190.450 pessoas, sendo emitidos 20.760 títulos para jovens entre 15 e 17 anos.

Os eleitores jovens menores de 18 anos totalizam hoje cerca de 335.000, tendo havido aumento de 76% nessa faixa etária em relação ao final de março, quando eram aproximadamente 190.000.

Foto: Marcello Casal Jr/Agencia Brasil

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.